Igreja São Benedito reabre no dia 4 de outubro

Data foi escolhida pela véspera do dia de São Benedito

Igreja São Benedito | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Igreja São Benedito está fechada desde setembro de 2016, quando caiu o obelisco de sustentação de uma das torres. Por questões de segurança, a estrutura precisou ser fechada. Desde fevereiro daquele ano a igreja permaneceu com as portas do Mestre Sebastião Mendes, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), seladas, até um arrombamento que prejudicou a estrutura da porta de madeira entalhada à mão.

Crédito: Lucrécio Arrais.Agora a Igreja São Benedito tem data para reabertura: 4 de outubro de 2019. A data, fixada em razão da véspera do Dia de São Benedito, 5 de outubro, foi escolhida como promessa de uma saga de dificuldades da igreja católica em manter o templo, que é presente na memória afetiva dos teresinenses.

Considerada a sala de visitas de Teresina, pois de liturgia até carnaval e manifestações acontecem por aquele entorno, a população almeja ouvir novamente os sinos da São Benedito ecoarem ao meio dia. “A Igreja São Benedito foi o terceiro templo a ser construído em Teresina, pelo querido Frei Serafim. Como todos nós sabemos, é um lugar belíssimo e amado por toda a população”, conta Frei Chagas.

Crédito: Lucrécio Arrais.

O Frei lembra que há uma campanha para angariar fundos para entregar a reforma da igreja. “Estamos trabalhando para a reforma da nossa igreja. Você que já ouviu falar da campanha ‘Abrace São Benedito’, ajude também a concretizarmos esse sonho de toda a cidade”, convida o religioso.

A reforma vai trazer a Igreja de volta ao cotidiano da população. “Tudo o que queremos é trazer esse tesouro do Centro de Teresina de volta para a comunidade. As pessoas merecem ouvir a liturgia no interior da Igreja, em um espaço confortável e seguro”, acrescenta Frei Chagas.

Crédito: Lucrécio Arrais.

A Igreja São Benedito foi construída no século XIX. A pedra fundamental da igreja foi assentada no dia 13 de junho de 1874, mas sua sagração aconteceu apenas no dia 3 de junho de 1886. A igreja demorou 12 anos para ser construída, com o esforço dos missionários capuchinhos da ordem dos franciscanos, sob liderança do saudoso Frei Serafim, que hoje dá nome à principal avenida da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES