Ilha do Marajó e Alter do Chão são os destinos mais procurados em 2024

Entre os destinos brasileiros, Ilha do Marajó ficou em 10º lugar e Alter do Chão, em Santarém (PA), ficou em 15º

Alter do Chão, em Santarém, no Pará | Divulgação TV Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Destinos turísticos brasileiros despertam grande interesse entre os viajantes para o ano de 2024, conforme apontado pela Pesquisa "Tendências de Turismo" do Ministério do Turismo. A Ilha do Marajó e Alter do Chão, em Santarém, Pará, conquistaram posições destacadas no ranking, ocupando o 10º e 15º lugares, respectivamente, com 5% e 4% de preferência dos entrevistados.

Eduardo Costa, secretário do Pará, ressalta a singularidade e a beleza desses destinos, considerando a pesquisa como uma ferramenta essencial para orientar políticas públicas e orientar o setor turístico local.  A pesquisa também revela que 97% dos brasileiros planejam viagens de lazer dentro do Brasil durante o verão, destacando preferências como sol e praia (51%), seguido por destinos rurais/campo (9%), ecoturismo (9%), saúde e bem-estar (5%), diversão noturna (5%), e aventura (4%).

As regiões Nordeste e Sudeste lideram como destinos preferidos para as férias de verão, com 42% e 41%, respectivamente. O ministro do Turismo, Celso Sabinoenfatiza a importância desses dados para orientar o planejamento das agências de viagens e do setor turístico, prevendo que o verão será o melhor da história do Brasil.

A pesquisa também analisa o comportamento dos viajantes, indicando que 66% planejam viagens de até 10 dias, com um gasto médio de R$ 1.877. Carro próprio é o meio de transporte mais utilizado (45%), seguido por ônibus (29%) e avião (23%). Quanto à hospedagem, 47% optam por casa de amigos ou parentes, 29% por hotéis, 16% por pousadas e 3% pelo Airbnb.

A maioria dos entrevistados (52%) que viaja frequentemente a lazer começa a planejar as viagens com três meses de antecedência, enquanto 47% usam as redes sociais como principal fonte de informação sobre destinos turísticos. Sobre as viagens em 2024, 92% dos turistas pretendem explorar destinos nacionais, sendo o Nordeste o preferido por 47%, seguido pelo Sudeste com 38%. O turismo de sol e praia permanece como a escolha predominante, com 59%, seguido por natureza e ecoturismo (27%) e saúde e bem-estar (20%).

A pesquisa, conduzida pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) entre 7 e 11 de dezembro de 2023, entrevistou 2.029 pessoas em todas as 27 Unidades da Federação, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES