Ilha dos Arvoredos, em São Paulo, ganha prêmio inédito nas Américas

Atualmente, a administração da ilha é conduzida pela Fundação Fernando Lee e pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP – Campus Guarujá)

Ilha dos Arvoredos é premiada | Arquivo MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Localizada no município de Guarujá, em São Paulo, a Ilha dos Arvoredos conquistou um feito inédito ao tornar-se o primeiro atrativo das Américas a ser agraciado com o selo Green Key de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade no turismo. 

Gerenciado pela Foundation for Environmental Education (FEE), este selo internacional é reconhecido como um dos principais programas de excelência no setor turístico, destacando-se por promover práticas ambientalmente responsáveis e operações sustentáveis. Com mais de 4 mil estabelecimentos certificados em 60 países ao redor do globo, o Green Key distingue não apenas hotéis, mas também campings, centros de eventos, restaurantes e atrações turísticas, como museus, centros de visitantes e parques temáticos.

Para conquistar essa prestigiada certificação, a Ilha dos Arvoredos teve que atender a rigorosos 65 critérios obrigatórios, comprometendo-se agora a cumprir novos critérios anualmente para manter sua distinção internacional.

Situada a 1,6 km da Praia de Pernambuco, a Ilha dos Arvoredos abrange uma área de mais de 37 mil metros quadrados. Destaca-se por abrigar um centro de tratamento para animais marinhos e operar com um sistema autossustentável de energia elétrica e captação de água da chuva. Desde 2021, a ilha está aberta para visitação pública.

O projeto da ilha, concebido pelo engenheiro Fernando Lee, recebeu concessão da Marinha Brasileira para viabilizar pesquisas científicas. Nas décadas de 1950 e 1960, Lee transformou a ilha em um ambiente habitável e autossuficiente em termos de energia e água potável, implementando um sistema pioneiro de captação de água da chuva. Além disso, a Ilha dos Arvoredos foi a primeira no Brasil a adotar placas de captação de energia solar.

Atualmente, a administração da ilha é conduzida pela Fundação Fernando Lee e pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP – Campus Guarujá), que realizam projetos científicos e trabalhos de recuperação de documentos e fotografias históricos, disponibilizados para os visitantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES