Imepi fiscaliza comercialização de brinquedos no Piauí

Pelo menos 80 municípios já foram visitados com apreensões de produtos irregulares.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) realiza fiscalizações de brinquedos, desde setembro, em cidades do interior do estado e em Teresina. O objetivo é evitar que produtos não confiáveis sejam adquiridos e coloquem em risco a segurança de crianças piauienses. 

“A operação se deu no início de setembro com o aquecimento das vendas em decorrência do Dia das Crianças. Nós temos duas equipes de qualidade que estão trabalhando no interior, nas maiores cidades. A outra equipe está em Teresina. Pelo menos 80 municípios foram fiscalizados no mês passado e agora nós estamos destruindo os produtos que não oferecem segurança aos consumidores”, explicou Maycon Danilo, diretor-geral do Imepi. 

O intuito é verificar se o produto possui o selo de certificação do Inmetro (Ascom Imepi)

Ainda segundo o diretor, ao fiscalizar o produto, o intuito é verificar se ele possui o selo de certificação do Inmetro, o que vai mostrar a confiabilidade do brinquedo. Isso comprova que ele passou por várias análises e vários testes na ordem da segurança e resistência. Além disso, é preciso estar exposto a faixa etária, existem brinquedos que possuem pequenos fragmentos que podem provocar asfixia caso a criança coloque na boca, alertou.

O Imepi chama atenção ainda para produtos de pelúcia que precisam mostrar a composição, já que muitos consumidores possuem alergias. “Infelizmente esses brinquedos que não mostram sua composição precisam ser retirados. O consumidor precisa ter acesso a todas as informações sobre aquilo que ele vai comprar. Quanto aos produtos importados, a importadora que os trouxer, precisa deixar bem exposto na embalagem em português as informações sobre o brinquedo. Apreendemos alguns deles que estavam nessas condições”, finalizou o diretor. 

Inmetro 

Desde 1988, o processo de avaliação da conformidade de brinquedos no Brasil, por meio da portaria Inmetro 177, tornou compulsória a certificação de brinquedos fabricados e/ou comercializados no país, devido à importância de se preservar a saúde e a integridade física das crianças enquanto estão brincando.

Os produtos que levam o selo de conformidade são periodicamente ensaiados por laboratórios acreditados e, se for comprovado que o fabricante desrespeitou a norma, seu certificado pode ser suspenso ou revogado. Em caso de reprovação nos ensaios, o brinquedo fica impedido de ser comercializado em todo o território nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES