Imepi vai fiscalizar brinquedos no comércio de Teresina

Imepi vai fiscalizar brinquedos no comércio de Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto de Metrologia do Piau? (Imepi) come?a, ainda este m?s, uma nova fiscaliza??o no com?rcio de Teresina, desta vez nos estabelecimentos que vendem brinquedos, tendo em vista a aproxima??o do Dia das Crian?as, 12 de Outubro. O objetivo da fiscaliza??o, que vem sendo realizada anualmente, ? garantir maior seguran?a nos brinquedos dispon?veis no com?rcio, para evitar que as crian?as sejam v?timas de acidentes.

Segundo as normas do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e que s?o seguidas pelo Imepi, os brinquedos n?o devem ter pontas ou extremidades cortantes e partes ou pe?as pequenas que possam se desprender com facilidade e provocar acidentes. Tamb?m n?o podem ser fabricados ou pintados com material t?xico, uma vez que as crian?as costumam desmont?-los, colocando-os geralmente na boca, no nariz e nos ouvidos, aumentando a probabilidade de riscos de asfixia, inala??o ou intoxica??o por via oral.

Desde 1988, o processo de avalia??o da conformidade de brinquedos no Brasil, atrav?s da Portaria Inmetro 177, tornou compuls?ria a certifica??o desses produtos fabricados e comercializados no Pa?s, pela import?ncia da preserva??o da sa?de e da integridade f?sica das crian?as enquanto est?o brincando.

O processo de certifica??o propicia que o produto atenda requisitos m?nimos de seguran?a, estabelecidos em uma norma ou regulamento t?cnico, o que ? demonstrado atrav?s de ensaios em laborat?rios competentes, conduzido por um certificador reconhecido pelo Inmetro.

A fiscaliza??o desses produtos no mercado do Piau? ? de responsabilidade do Imepi. Os produtos encontrados de forma irregular no mercado s?o interditados ou apreendidos cautelarmente, e os infratores ficam sujeitos ?s san?es previstas em lei.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES