Imóveis com acesso a saneamento básico valorizam em até 16%

Em Timon, a expectativa para a valorização dos imóveis aumenta à medida em que as obras de esgotamento sanitário avançam.

Imóveis com acesso a saneamento básico valorizam em até 16% | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A valorização imobiliária é um dos benefícios do acesso ao saneamento, que também impacta positivamente na saúde pública, educação e turismo. Em comparativo, considerando dois imóveis situados em bairros similares e que se diferenciam apenas pelo acesso ao saneamento, o que conta com redes de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto pode ter seu valor elevado em 16,4%, segundo estudo do Instituto Trata Brasil.

Em Timon, a expectativa para a valorização dos imóveis aumenta à medida em que as obras de esgotamento sanitário realizadas pela Águas de Timon avançam no município. Este ano, marcos importantes como a implantação e ativação de rede de esgoto nos bairros Centro, São Benedito, Mangueira, Parque Piauí, Vila Angélica, Vila Osmar, Mutirão e Vila Bandeirantes, bem como a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, vão retirar os esgotos a céu aberto e fazer a cobertura em Timon saltar de 3% para 33%. A rede de esgoto tem a função de coletar os dejetos dos imóveis conectados ao sistema e direciona-os até a Estação de Tratamento de Esgoto, onde, por meio de vários processos tecnológicos, os poluentes são removidos com eficiência, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Quem já visualiza resultados positivos é o empreendedor Humberto Rocha. “Para nós, da área de venda e construção imobiliária, é uma oportunidade a mais para a valorização de imóveis construídos, pois estas áreas ganham com a oportunidade de acesso ao esgotamento sanitário. Uma casa conectada à rede de esgoto consegue maior valorização, é uma oportunidade que garante qualidade de vida para os moradores e ajuda também a preservar o meio ambiente’’.

Imóveis com acesso a saneamento básico valorizam em até 16% (Foto: Aguas de Timon)

Desde 2015, a concessionária Águas de Timon é responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade. No município, falta de água na zona urbana virou coisa do passado. “Agora, todos os nossos esforços estão concentrados na construção de infraestrutura para coletar e tratar 100% do esgoto de Timon até o ano de 2026. Timon vai ser destaque no Maranhão, um orgulho para o timonense”, destaca o presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

Em um cenário macro, o estado do Maranhão, mesmo com muitos desafios, pode obter ganhos significativos na valorização imobiliária a partir do investimento em saneamento básico. Estudo do Instituto Trata Brasil, intitulado “Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento no Maranhão” pontua que em termos de renda imobiliária, estima-se que o ganho para os proprietários de imóveis que alugam ou que vivem em moradia própria será de R$ 73 milhões por ano no conjunto do estado do Maranhão, entre 2021 e 2055.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES