Impasse entre Eletrobras e Iphan paralisa obras

A Eletrobras divulgou em seu site que, por causa de ação do IPHAN, as obras do programa Luz para Todos em 62 municípios do Piauí estão paradas.

Impasse prejudica obras. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um impasse entre a Eletrobras Distribuidora de Energia no Piauí e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está levando quase 4 mil famílias pobres do sertão piauiense a permanecerem convivendo à luz de lamparina como no tempo das cavernas. O motivo é a exigência por parte do Iphan de contratação de arqueólogos para fazerem o acompanhamento das obras do Luz para Todos nas áreas de sítios arqueológicos existentes em 62 municípios, na região Sudeste do Estado.

O problema, levado a público pelo site da Eletrobras no Piauí, já acontece há dois meses e as obras estão paralisadas sem previsão de serem reiniciadas. Com isso, os moradores de comunidades dos municípios São Raimundo, Coronel José Dias e Fartura do Piauí são os maiores prejudicados e não têm a quem recorrerem.

Enquanto a empresa alega que não tem condições de contratar os profissionais para fazer o monitoramento dos sítios, o Iphan diz que, por lei, essa obrigação é do empreendedor, no caso a Eletrobras. ?Nós já propomos que a Eletrobras faça uma parceria com instituições de ensino, universidades, no sentido de levar arqueólogos para fazer estudos e acompanhar o trabalho na região, mas até agora isso não aconteceu e o impasse continua?, disse a superintendente do Iphan no Piauí, Claudiana Cruz dos Anjos, acrescentando que já foram realizadas diversas reuniões que discutiu o assunto sem que haja um consenso.

Segundo ela, o Instituto se ressente também de mais informações a respeito das obras que estão sendo executadas na região dos sítios, como, por exemplo, quais são as comunidades beneficiadas pelo programa e em quais municípios haverá a eletrificação. ?As informações que recebemos são apenas dos municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e Fartura do Piauí, na rgião da Serra da Capivara e da Serra das Confusões.

Na maior parte da área, que compreende os 62 municípios, segundo Claudiana, existe um imenso potencial de sítios cerâmicos líticos e ou-tros desconhecidos, que são identificados por arqueólogos. ?A Eletrobras está insistindo na liberação da área, mas para isso tem que ter uma parceria com a Universidade Federal do Piauí ou com a Universidade do Vale do São Francisco que fica na região que possa ceder os arqueólogos para fazerem o trabalho de acompanhamento?.

Polêmica já chegou ao Ministério da Cultura

O assistente da Presidência da Eletrobras, Ibraim Daub, disse que a empresa está trabalhando em várias frentes para solucionar o problema realizando reuniões entre as partes e tentando um acordo. ?Esse impasse, acredito, já está a nível de Ministério da Cultura?, afirmou, acrescentando que a Eletobras não dispõe de recursos para contratar os arqueólogos.

A ordem para a suspensão das obras do programa, segundo a Eletrobras, prejudicou a realização de 3.804 ligações em andamento e de 7.262 já licitadas. ?Essa determinação do IPHAN está prejudicando pessoas que tanto necessitam do Luz para Todos, especialmente porque vivem no sertão do estado, onde a energia é ainda mais fundamental.

Nessa época quente e seca, a energia é necessária para a instalação de bombas em poços comunitários de abastecimento d?água, escolas municipais, postos de saúde, assentamentos e centros de produções comunitários?, disse o assistente da Presidência da concessionária de energia elétrica, José Salan.

O programa Luz para Todos tem como meta universalizar o uso de energia elétrica no Piauí até o final de 2014. Até este mês 127 mil famílias rurais já contam com energia em suas casas, segundo o assistente Ibraim. Salan lembra que a energia é necessária para a instalação de bombas em poços comunitários, escolas, postos de saúde, assentamentos e centros de produções comunitários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES