Imprensa internacional reage ao impasse sobre a libertação de Lula

Órgãos de imprensa em diversas partes do mundo repercutiram o caso

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Uma guerra de Juízes". Foi assim que o jornal argentino "Clarín" resumiu as reviravoltas em relação à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo. Órgãos de imprensa em diversas partes do mundo repercutiram a série de decisões de desembargadores do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) a favor e contra a libertação de Lula. Coube ao presidente do Tribunal, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, pôr fim às discussões e determinar que o petista permaneça preso em Curitiba.

Em sua cobertura sobre o caso, o "Clarín" afirmou que a sequência de medidas tomadas pelos desembargadores colocou todo o sistema jurídico brasileiro à beira do abismo. "Uma autêntica 'guerra' de resoluções desdobradas de forma desenfreada em torno da libertação do ex-presidente Lula da Silva", escreveu o jornal argentino.

O norte-americano "The New York Times" chamou de "alvoroço legal" as decisões conflitantes sobre a soltura de Lula. O jornal também destacou que o Brasil está em período pré-eleitoral e que a ordem de soltar Lula foi a "mais recente reviravolta na corrida presidencial de outubro".

O jornal francês "Le Monde" afirmou que o Brasil está há três meses de uma das eleições presidenciais mais incertas de sua história, e tratou o caso como um "imbróglio em torno de uma ordem de libertação do ex-presidente Lula”.

O "El País" disse que o Brasil viveu neste domingo um "conflito judicial" a respeito da libertação de Lula. O periódico espanhol também afirmou que o ex-presidente praticamente esgotou suas possibilidades de reverter a condenação na segunda instância e que ainda lhe resta recorrer a cortes superiores.

A rede britânica BBC destacou que o ex-presidente permanecerá preso após um dia de "disputas legais". Além disso, chamou Lula de "uma figura polarizadora", lembrando que neste ano milhares de pessoas foram às ruas tanto para pedir sua prisão como para defender sua liberdade.

O italiano "Corriere della Sera" escreveu que num triste domingo, com a seleção eliminada da Copa do Mundo e já voltando para casa, o "Brasil estremeceu por algumas horas" por causa de um confronto entre juízes. O jornal ainda comparou  a guerra de decisões sobre a soltura de Lula ao caso Cesare Battisti, acusando a Justiça brasileira de tirania.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES