Imprensa internacional repercute lista do ministro Edson Fachin

Lista repercute na imprensa internacional

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A notícia de que o ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Procuradoria Geral da República (PGR) a investigar 9 ministros, 3 governadores, 29 senadores e 42 deputados federais foi noticiada em veículos de diferentes países.

O “Clarín”, da Argentina, destacou que o caso atinge ministros do presidente Temer, “entre eles três de primeiríssima linha”: o chefe de gabinete, Eliseu Padilha; o secretário geral da Presidência, Moreira Franco; e o chanceler Aloysio Nunes. “O governo do presidente Michel Temer viu a aparente calma dos últimos dias interrompida”, começa o texto.

Nos Estados Unidos, o "Washington Post" e a emissora ABC publicaram reportagem da agência Associated Press em que o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Claudio Couto comenta que "todo partido e todo estado tem alguém lá. Os principais líderes do Congresso, de ambas as casas, estão envolvidos. Essa é a prova de que a corrupção no Brasil é sistêmica e há um grande potencial para que isso desorganize toda a administração a partir de amanhã", afirmou.

Na Alemanha, o site da revista "Der Spiegel" destacou que há 9 ministros na lista e que os citados negam as acusações.

O jornal francês “Le Parisien” diz que um novo marco no escândalo de corrupção da Petrobras foi alcançado nesta terça com a luz verde do STF para abrir investigações com foco em ministros do "governo conservador de Michel Temer". O jornal abre a nota, inclusive, mencionando que o nome do próprio presidente é mencionado.

A versão em espanhol da rede americana CNN traz a lista de Fachin com os nomes de ministros, senadores, deputados e governadores. Na reportagem, um porta-voz do Planalto afirma que o presidente Temer não se pronunciará sobre o assunto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES