Inaugurados dois assentamentos no Vale do Canindé

Em cada assentamento, os governos federal e estadual investiram cerca de R$ 300 mil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os assentamentos Chapada do Fio e Pu??s, na zona rural de Oeiras (320 quil?metros de Teresina) foram inaugurados nesta quinta-feira, 10, pelo Governo do Estado. O descerramento da placa inaugural foi feito pelo diretor-geral do Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau? (Emater-PI), Francisco Guedes, e pelo coordenador estadual do programa Cr?dito Fundi?rio, Francisco Ribeiro. Na solenidade, eles representaram o governador Wellington Dias, que participava da abertura do F?rum de Desenvolvimento do Territ?rio Vale do Canind?, no munic?pio.

Em cada assentamento, os governos federal e estadual investiram cerca de R$ 300 mil. No total, s?o 37 fam?lias beneficiadas, que ainda ter?o direito a recursos para aplica??o em projetos produtivos por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

De acordo com Francisco Guedes, somente na grande regi?o de Oeiras, o governador Wellington Dias j? inaugurou mais de 60 assentamentos. ?Isso se deve ? organiza??o dos trabalhadores, especialmente pela Igreja Cat?lica, atrav?s da coordena??o do padre Jo?o de Deus; e organiza??o de t?cnicos, e aqui existem v?rias empresas que est?o montando estruturas para fazer o planejamento e ajudar na organiza??o dos trabalhadores, o que ? feito tamb?m pelo Emater?, disse.

O Instituto entra na parte de organiza??o dos trabalhadores e na promo??o dos assentamentos, com assist?ncia p?blica governamental. ?Esse ? um projeto de reforma agr?ria eficiente que planeja desde a organiza??o dos agricultores familiares at? a comercializa??o, passando pela assist?ncia t?cnica, assist?ncia credit?cia e assist?ncia para que as fam?lias tenham organiza??o, casa com energia, ?gua encanada e apoio a projetos produtivos?, explicou o diretor-geral do Emater.

A dona-de-casa Francisca Raimunda, casada e m?e de uma filha, contou que j? tem casa pr?pria. Disse que nunca pensou que fosse conseguir uma moradia em t?o pouco tempo de casada, pois a realidade que conhecia era de pessoas que lutavam para ter um lugar pr?prio para morar, mas sem conseguir. Segundo ela, no governo do presidente Lula e de Wellington Dias, essa realidade ? diferente, citando como exemplo a sua moradia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES