Incêndio atinge parque com pinturas rupestres em Monte Alegre, no Pará

Focos de incêndios estão sendo registrados desde o início da noite de sábado (5) no sítio arqueológico Serra da Lua, segundo o Ideflor.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vários focos de incêndio atingem o sítio arqueológico “Serra da Lua”, no Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), no oeste do Pará, onde são encontradas pinturas rupestres que comprovam que a região foi habitada há pelo menos 11 mil anos. As chamas foram registradas no início da noite de sábado (5) e continuam neste domingo (6).

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), que gerencia o parque e o centro de musealização que existe no local, um vigilante percebeu a cortina de fumaça por volta das 18h30 e acionou a gerência.

Pinturas rupestres que comprovam que a região foi habitada há pelo menos 11 mil anos, em Monte Alegre — Foto: Ideflor-Bio/Divulgação

Desde então, equipes com cerca de 30 brigadistas voluntários formadas por servidores, terceirizados e moradores das comunidades próximas trabalham para conter as chamas.

O Pema pertence à Área de Proteção Ambiental Paytuna e é formado por várias serras, com terreno de difícil acesso e rochoso. Esta época do ano é marcada pelo rigoroso verão amazônico e a vegetação baixa fica ressecada, o que facilita ainda mais a propagação das chamas.

Brigadistas voluntários se uniram para combater incêndio na Serra da Lua, em Monte Alegre — Foto: Ideflor-Bio/Divulgação

Controle de focos

Por volta das 4h deste domingo o foco próximo à Serra da Lua foi controlado e o fogo não alcançou as estruturas do complexo de visitantes do parque. Entretanto, as chamas seguem consumindo o local conhecido como Pedra do Sol (parte esquerda da Serra da Lua, onde contém as pinturas rupestres mais preservadas) e a lateral esquerda.

“A gente fez a mobilização dos voluntários ontem mesmo e desde então o combate às chamas está ocorrendo. Os voluntários não conseguiram controlar totalmente o fogo devido o acesso ser difícil à área e a falta de equipamentos necessários”, disse a gerente interina do Ideflor-Bio, Andreia Dantas.

Equipe do 4ºGBM seguiu neste domingo (6) para Monte Alegre — Foto: 4ºGBM/Divulgação

Na manhã deste domingo uma equipe especializada de combate a incêndio florestal do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4ºGBM) de Santarém seguiu para Monte Alegre para ajudar no combate às chamas e fazer o levantamento da situação.

Incêndio em 2017

Há dois anos, também no mês de outubro, outro grande incêndio atingiu a área da Serra da Lua. Foram mais de sete dias de trabalhos intensos de combate ao fogo. Na sexta-feira (4) outro incêndio foi registrado na APA Paytuna, mas foi controlado pelos voluntários horas depois.

O Pema e as pinturas rupestres


O Pema está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, localizada integralmente em Monte Alegre — Foto: Ascom Ideflor-Bio/Divulgação

O Parque Estadual de Monte Alegre está inserido na Área de Proteção Permanente (APA) Paytuna. Ao todo, o Pema tem 15 sítios arqueológicos existentes, que guardam artes rupestres – pinturas e gravuras registradas em rochas. Esses registros comprovam que a região foi habitada há pelo menos 11 mil anos.

O sítio “Serra da Lua” tem uma extensão de cerca de 200 metros de pinturas na Serra do Ererê. Os desenhos de mãos e círculos com raios ou caudas têm tons amarelos e vermelhos. Já a Pedra do Mirante, que é considerado um dos maiores atrativos do sítio, tem uma vista panorâmica da região.

Complexo de Musealização do Parque Estadual Monte Alegre (PEMA), localizado no município de Monte Alegre — Foto: Ideflor-Bio/Divulgação

Tendo como base a avaliação técnica de especialistas, dentre vários sítios, o Parque foi contemplado, considerando suas condições de acesso, importância do patrimônio a ser exposto, condições de conservação, situação e vulnerabilidade, análise da paisagem e seu entorno, exame do potencial e da região em que está situado, existência de infraestrutura local, interesse da população do entorno do sítio, além da possibilidade de fomento à economia sustentável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES