Incêndio é registrado em terreno ao lado do HUT e bombeiros são acionados

O local é um terreno baldio com muito mato seco e lixo. As causas ainda são desconhecidas.

ety | ry
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um incêndio foi registrado em um terreno baldio ao lado do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), no início da tarde desta quinta-feira (25). O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, que provocaram uma grande fumaça. 

O Meionorte.com apurou que a própria brigada de incêndio do HUT realizou o resfriamento nas imediações do hospital, antes da chegada dos bombeiros. O local é um terreno baldio com muito mato seco e lixo. As causas do fogo, que iniciou por volta de meio-dia, ainda são desconhecidas.

O segundo semestre, em Teresina e por vários municípios do Piauí, apresenta alguns fatores climáticos ainda mais áridos como a seca do solo e da vegetação, baixas umidades e altas temperaturas, o chamado B-R-O Bró, que, juntos, acabam contribuindo para o aumento do número de focos de queimadas.

A Lei de Municipal nº 5073, de 8 setembro de 2017, descreve em seu Artigo 1º, que é proibida a queima de resíduo sólido, mato ou qualquer outro material orgânico ou inorgânico no âmbito do perímetro do Município de Teresina. Os valores das penalidades variam de R$1 500, a R$4 500.

Incêndio é registrado em terreno ao lado do HUT e bombeiros são acionados (Foto: Foto enviada ao Meionorte)

Nesta e em outras situações de descontrole do fogo, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A população pode ainda colaborar informando os possíveis focos de incêndios pelos telefones da Defesa Civil: 199 e (86) 3223 7366.

As principais medidas preventivas:

-Evite acender fogueiras, principalmente próximo a rede elétrica;

-Não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;

-Apague com água as cinzas de fogueiras para evitar que o vento leve as brasas para as matas e não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;

-Não acenda velas e fogueiras próximo à vegetação mais seca;

– Não faça queimadas para limpar pastagens ou plantio agrícola;

-Realizar os aceiros (faixas ao longo de divisas, cercas e áreas de vegetação nativa livres de vegetação) para a segurança da área – quando em período de estiagem ou com a queimada programada. Evita-se, assim, queimadas descontroladas ou incêndios.

 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES