Incêndio no RS acende alerta em casas de show de THE

De acordo com a capitã Najra Nunes, todas as casas noturnas de Teresina devem possuir um atestado de regularidade.

BOMBEIROS | A capitã Najra lembra que todas as casas noturnas devem ter alvará dos Bombeiros | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A madrugada deste domingo, dia 27 de janeiro, foi marcada por um grande incêndio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul. A tragédia deixou pelo menos 233 mortos, segundo a Brigada Militar, e o resgate dos corpos no local do incêndio foi concluído no final da manhã

de domingo. De acordo com informações divulgadas na imprensa durante todo o domingo, pelo menos outras 100 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para atendimento em hospitais da região.

O país inteiro amanheceu comovido e em luto pelo que aconteceu aos jovens que participavam da festa que reunia universitários - a maioria estudantes da Universidade Federal de Santa Maria - dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos. O número total de

vítimas fatais e de feridos ainda é desconhecido e a tragédia serve como um alerta para a maior fiscalização desses estabelecimentos em relação às normas de segurança.

De acordo com a legislação em vigor, casas de show e todo e qualquer estabelecimento, principalmente

aqueles que recebem uma grande quantidade de público, devem estar preparados para a possibilidade de incêndios. Isso deve ser observado pelas pessoas que frequentam os locais e fiscalizado de forma rotineira pelos órgãos competentes.

Teresina é uma cidade com uma população flutuante de mais de 1 milhão de habitantes e assim como

Santa Maria (RS), tem uma população composta de muitos jovens universitários que estão na cidade para estudar. Fato este que movimenta a noite e anima empresários de casas noturnas que

produzem festas e shows como opção de entretenimento e lazer para este público.

De acordo com a capitã Najra Nunes, relações-públicas do Corpo de Bombeiros na capital, todas as casas noturnas de Teresina - que recebem centenas de pessoas a cada feriado ou fim de semana - devem possuir um atestado de regularidade emitido pelo Corpo de Bombeiros.

?Nessa inspeção inicial, que deve ser feita antes de o estabelecimento começar a funcionar, observamos toda a conformidade do projeto que deve contar com saídas de emergência adequadas, extintores de incêndio, pisos antiderrapentes e avaliar se há a necessidade de que seja solicitado um hidrante próximo para ter acesso à água?, explica.

De posse desse certificado de regularidade do Corpo de Bombeiros e de outras conformidades é que a Prefeitura pode emitir o Alvará de Funcionamento destes estabelecimentos no que se refere às questões de segurança. No entanto, a capitã alerta ainda que, ?todos nós do Corpo de Bombeiros,

mesmo em folga ou lazer, já temos o hábito de entrar em um local e verificarmos certos elementos que não podem faltar em hipótese alguma. As pessoas comuns, mesmo estando relaxadas e indo a essas casas para se divertir, devem também ficar atentas. O cuidado de observar os itens essenciais de segurança é fundamental?, enfatiza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES