Incêndios atingem principal via de acesso ao Pantanal sob calor de 40°C

Focos chegam a 3 mil nos primeiros 15 dias de novembro e fogo continua a avançar, preocupando população

Incêndios atingem principal via de acesso ao Pantanal sob calor de 40°C | Reprodução/TV Globo/Bom Dia Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os incêndios que assolam o Pantanal atingiram a rodovia Transpantaneira, a principal via de acesso ao bioma em Mato Grosso. Em 2023, a devastação já alcança a marca alarmante de um milhão de hectares, triplicando o total registrado durante todo o ano de 2022. São 3 mil focos registrados até a última atualização, no dia 15. 

A situação torna-se especialmente preocupante para os proprietários de fazendas e para aqueles que dependem do turismo na região, à medida que as chamas avançam em direção à Transpantaneira. Para conter o incêndio, equipes de 256 pessoas estão trabalhando incansavelmente, inclusive durante a noite, enfrentando condições desafiadoras, como temperaturas superiores a 40°C e ventos fortes que intensificam a propagação das chamas.

O mês de novembro registra um recorde de focos de incêndio no Pantanal, com 3 mil ocorrências em apenas 15 dias, representando um aumento de 30% em relação ao recorde anterior para o mês completo. Desde janeiro até o momento, 7% do Pantanal já foram consumidos pelo fogo, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ.

Incêndios atingem principal via de acesso ao Pantanal sob calor de 40°C - Reprodução/TV Globo/Bom Dia Brasil

Na terça-feira (14), o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, chegou a Cuiabá para monitorar a situação no bioma. O governo de Mato Grosso emitiu um decreto declarando estado de emergência ambiental por 60 dias, enquanto em Mato Grosso do Sul, cinco cidades enfrentam uma situação de emergência semelhante. As operações de combate aos incêndios estão sendo prejudicadas pela escassez de chuvas, temperaturas elevadas e fortes ventos, fatores que contribuem para a propagação rápida das chamas devido à vegetação seca.

(Com informações do Bom Dia Brasil e Jornal Hoje)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES