Incêndios florestais já matou 131 e destruiu 700 casas na Austrália

Centenas de bombeiros voluntários continuam tentando apagar os cerca de 30 focos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bombeiros e equipes de resgate da Austrália trabalham exaustivamente para localizar os corpos das vítimas do pior incêndio da história do país. O número de mortos já chegou a 131 nesta segunda-feira (9) e ainda há dezenas de desaparecidos.

"Todos se foram, todos. Suas casas se foram. Eles estão mortos dentro das casas, todos mortos", disse chorando à agência de notícias Reuters o sobrevivente Christopher Harvey, de Kinglake.

"Não existem palavras para descrever o que aconteceu a não ser um assassinato em massa", disse na TV o primeiro-ministro Kevin Rudd. "O número de mortos nos deixa sem palavras... e eu temo que irá aumentar". Ele anunciou uma ajuda imediata de US$ 7 milhões (cerca de R$ 15,8 milhões).

Centenas de bombeiros voluntários continuam tentando apagar os cerca de 30 focos de incêndio que persistem em Victoria, segundo autoridades. Segundo a polícia, ainda há áreas queimadas que não foram inspecionadas e é provável que o número de mortes aumente.

O calor de cerca de 47 graus Celsius combinado com os ventos favorece o fogo. O último incêndio trágico da Austrália aconteceu em 1983, quando 75 pessoas morreram e 3 mil casas foram destruídas em Victoria e South Australia.

A polícia afirmou que corpos foram achados em carros em pelo menos dois locais, o que indica que as pessoas estavam tentando fugir de casa quando foram pegas pelo fogo.

O ministro da Saúde da Austrália, Daniel Andrews, disse que 78 pessoas foram internadas com queimaduras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES