Incra anuncia georreferenciamento de 4.500 lotes de titulação no Piauí

Cinco empresas assinaram contrato com o Incra para prestação de serviços em projetos de 28 municípios, após a conclusão do processo de licitação aberto pela regional do instituto no estado.

Tiago Vasconcelos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A titulação de beneficiários da reforma agrária no Piauí será ampliada com o georreferenciamento de mais 4.500 parcelas em assentamentos. Cinco empresas assinaram contrato com o Incra para prestação de serviços em projetos de 28 municípios, após a conclusão do processo de licitação aberto pela regional do instituto no estado. A  oficialização aconteceu dia 18 de fevereiro, na sede da autarquia, em Teresina. 

O georreferenciamento é um dos requisitos para assegurar a emissão dos títulos de domínio, que transferem a titularidade das parcelas em definitivo para as famílias assentadas. O serviço consiste no levantamento das coordenadas geográficas de cada área com o uso de sistema de posicionamento via satélite. A medida evita a sobreposição de limites entre os lotes e imóveis vizinhos. 

Tiago Mendes Vasconcelos - Foto: Ascom

“Os trabalhos de georreferenciamento nos assentamentos têm previsão para iniciar em março, com o prazo de 180 dias para finalização. O Incra será responsável pelo acompanhamento e fiscalização das atividades”, afirma o superintendente da autarquia, Tiago Mendes Vasconcelos. 

De acordo com o chefe da Divisão de Governança Fundiária do Incra no estado, José Alves Rodrigues Filho, serão georreferenciadas aproximadamente 4,5 mil parcelas, que devem gerar títulos definitivos para as famílias. “Cerca de R$ 5 milhões serão investidos nessa ação”, informa Rodrigues Filho. 

Os projetos de assentamentos, objeto do processo licitatório, e os respectivos municípios contemplados com o georreferenciamento são: Barra do Sambito (Alto Longá); Poços dos Negros e Retiro Capão de Coco (Altos); Lages (Beneditinos); Resistência Camponesa (Demerval Lobão); São Francisco II (José de Fretas); Baixa Fria, Esperança, Lameirão, Limoeiro/Canto da Canoa, Palmeira II, Ponta do Mato e São Francisco (Barras); Araras, Ararinha, Salobro e Quilombola/Mimbó (Amarante); Catarém e Oriente (Nazaré do Piauí); Iracema (Buriti dos Lopes); Flamengo (Joaquim Pires); Cajueiro (Parnaíba); Maracá (Miguel Alves); Votorantin (Nossa Senhora dos Remédios); Cantinho/ Lagoa do Boi, Salinas e Estiva (Porto); Alpargatas, Fazenda Marfim, Frasa e Marfim Zerosa (Milton Brandão); Nova Terra, Veado dos Matias, Tamboril e Esperança (Pedro II); Residência (Piripiri); Lagoa do Cajueiro (Bocaina); Bom Princípio/Serra Grande, Fazenda Canaã e Serra do Batista I (Lagoa do Sítio); Fazenda Cajueiro/Cajupi (Pimenteiras); São Gonçalo (Brejo do Piauí); Chupeiro Puça (Eliseu Martins); Fazenda Serra (Itaueira); Riacho do Mato (Jerumenha); 13 de Abril/Padre Cícero (Canto do Buriti); Saco (Caracol); Fazenda Lagoa (São Raimundo Nonato); Marrecas/Zebulândia e Lisboa (São João do Piauí).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES