Índice de atividades turísticas registra alta de 0,7% em janeiro

Movimentação econômica do setor de turismo registrou estabilização em dezembro de 2020 e, em janeiro deste ano, voltou a crescer

Praia Coqueirinho Conde, na Paraíba | Cacio Murilo/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Praia Coqueirinho Conde, na Paraíba - Crédito: Cacio Murilo/MTur

Oíndice de atividades turísticas no país voltou a crescer, após ter interrompido, em dezembro de 2020, uma sequência de sete altas consecutivas na movimentação econômica do setor. Assim, em janeiro de 2021, o índice subiu 0,7%, impulsionado, principalmente, pelo segmento de transporte aéreo, que registrou alta de 11,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (09.03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desta forma, o turismo no Brasil alcança nove resultados não negativos consecutivos (8 taxas positivas e 1 estável). Entre maio de 2020 e janeiro de 2021 o setor de turismo avançou 122,8%, encurtando o distanciamento para os níveis registrados antes da pandemia.

Ao todo, em janeiro deste ano, 9 das 12 cidades pesquisadas mostraram taxas positivas, com destaque para o Rio Grande do Sul (+11,4%), Distrito federal (+10,4%) e Rio de Janeiro (+4,4%).

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforça que, desde o início da pandemia de Covid-19 o governo federal tem adotado diversas ações em apoio ao setor. “Atuamos para reduzir os efeitos negativos no setor, protegendo tanto turistas quanto aqueles que tiram do turismo o seu sustento. O selo Turismo Responsável, lançado ainda no ano passado, é um exemplo destas iniciativas e reforça o nosso compromisso em promover um ambiente seguro para possibilitar o retorno das atividades a partir da adoção de protocolos de biossegurança por todo o setor”, destaca.

Pesquisa Mensal de Serviços -   Volume de Atividades Turísticas - Variação dez/2020 a jan/2021

UF - Variação

RS - 11,4

DF - 10,4

RJ -4,4

SC - 4,3

ES - 3,8

BA - 3,2

CE - 1,8

PR - 1,3

PE - 0,6

BRASIL - 0,7

Fonte: IBGE/PMS

SUPORTE –  As ações já realizadas em apoio ao setor de turismo envolveram iniciativas como a Medida Provisória 936, que permitiu a flexibilização de salários e jornadas de trabalho; a MP 948, que regulamentou as relações de consumo no segmento; e a MP 963, que garantiu R$ 5 bilhões à concessão de empréstimos por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), entre outras providências.

Em continuidade a estas ações de apoio ao setor, em novembro do ano passado, o Ministério do Turismo lançou o movimento Retomada do Turismo. Trata-se de uma aliança nacional que reúne 32 instituições do poder público incluindo iniciativa privada, terceiro setor e Sistema S. O objetivo é possibilitar o retorno das atividades turísticas de forma responsável e segura. (Por Amanda Costa/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES