Inep divulga gabarito preliminar de prova da primeira etapa do Revalida

O exame nacional serve para revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições de educação superior estrangeira

Inep divulga gabarito preliminar de prova da primeira etapa do Revalida | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (9), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou públicas as versões preliminares do gabarito da parte objetiva e dos critérios de avaliação da seção discursiva referentes à primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2. Esses documentos já estão acessíveis tanto no Sistema Revalida quanto no portal do Inep.

A partir desta quarta-feira, e até o dia 14, os candidatos que discordarem da correção da prova e desejarem uma nova avaliação terão a oportunidade de apresentar recursos. Em 8 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará os resultados definitivos da parte objetiva e os resultados provisórios da seção discursiva. Além disso, serão divulgadas as versões finais do gabarito e dos critérios de avaliação, os quais consideram a fundamentação dos argumentos apresentados pelos candidatos, assim como a clareza e a objetividade das respostas fornecidas em relação às questões propostas.

Já o período para entrar com recurso referente à correção da prova discursiva irá até 14 de setembro. Os candidatos podem esperar o resultado definitivo em 2 de outubro, juntamente com os resultados finais da primeira etapa do exame. O Inep aplicou as provas (objetiva e discursiva) do Revalida 2023/2 no dia 6 de agosto, em nove cidades brasileiras: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.

REVALIDA

O exame nacional serve para revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições de educação superior estrangeira. O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática). As provas verificam a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências exigidas para o exercício profissional adequado e conforme as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). As provas do Revalida, aplicadas pelo Inep, abordam de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

O Revalida usa como referências os atendimentos prestados na atenção primária de saúde, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, confirme previsto no edital do Revalida 2023/2. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-61-6161.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES