Inep divulga notas médias dos candidatos na prova do Enem 2014

O Instituto também apresentou a variação das notas (mínima e máxima) nas áreas avaliadas pelo Enem. Esses resultados servem como parâmetro para o inscrito saber se foi bem na prova

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta terça-feira (13) as notas médias das provas dos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014. As médias dos inscritos no exame foi 546,5 nas provas de ciências humanas; 482,2 em ciências da natureza; 507,9 em linguagens e códigos; e 473,5 em matemática.


As notas de cada candidato do Enem 2014 ainda não foram divulgadas. O Inep diz que serão disponibilizadas até o fim do dia no site enem.inep.gov.br.As notas de cada candidato do Enem 2014 ainda não foram divulgadas. O Inep diz que serão disponibilizadas até o fim do dia no site enem.inep.gov.br.

O Instituto também apresentou a variação das notas (mínima e máxima) nas áreas avaliadas pelo Enem. Esses resultados servem como parâmetro para o inscrito saber se foi bem na prova. Veja abaixo:

Ciências humanas: mínima de 324,8 pontos e máxima de 862,1
Ciências da natureza: mínima de 330,6 pontos e máxima de 876,4
Linguagens e códigos: mínima de 306,2 pontos e máxima 814,2
Matemática: mínima de 318,5 e máxima 973,6

Redação

Do total de candidatos, 250 obtiveram a nota máxima (1.000) na redação. O Inep também informou que 35.719 participantes tiveram notas entre 901 e 999. Na última avaliação, 529.373 inscritos tiveram nota zero na redação.

O exame também certifica inscritos para o ensino médio. Segundo o Inep, 67.254 pessoas alcançaram os requisitos mínimos para a obtenção dos certificados no ano de 2014.

Entenda a nota do Enem

A metodologia utilizada para correção do Enem é a TRI (Teoria de Resposta ao Item), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item. Na TRI, leva-se em conta a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final.

Não é possível comparar o número de acertos nas provas de diferentes áreas do conhecimento. Se um aluno acerta a mesma quantidade de itens nas provas de matemática e ciências humanas, por exemplo, não significa que a pontuação obtida será igual. Isso porque o nível de dificuldade de cada prova e dos diferentes itens que a compõe afetam esse cálculo final.

O ministro da Educação, Cid Gomes, diz que o tema da redação sobre publicidade infantil não foi tão debatido quanto o tema de 2013, sobre Lei Seca, o que pode explicar a queda na média da redação em 9,7% em relação ao Enem anterior.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES