Inep divulga resultados do Enem 2023; 60 redações tiveram nota mil

Exame é aceito no país em processos seletivos de instituições públicas e privadas, e em universidades internacionais

60 candidatos tiraram nota mil na redação no Enem; em 2022 foram 18 | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já foram liberados para consulta na Página do Participante, conforme anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato. No entanto, em redes sociais, alguns candidatos manifestaram que enfrentaram instabilidade no site durante o processo de verificação.

CLIQUE AQUI E CONSULTE SUA NOTA

60 candidatos tiraram nota mil na redação no Enem; em 2022 foram 18

No total, 60 candidatos alcançaram a pontuação máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, sendo que quatro deles pertenciam à rede pública, conforme divulgado pelo Inep nesta terça-feira (16). Em comparação, no ano de 2022, apenas 18 redações obtiveram nota mil. A divulgação das notas individuais ainda está pendente, com previsão de ocorrer logo após uma coletiva de imprensa do Ministério da Educação (MEC) abordando os dados da prova.

Para o diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação, Rubens Lacerda, o principal motivo para o aumento de notas mil na redação foi o tema: desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. “Foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente. Isso permitiu que as pessoas tivessem condição para discutir esse tema com, não vou dizer facilidade, mas, uma certa fluidez. E isso permitiu o aumento das notas mil este ano.” 

O Enem desempenha um papel crucial como principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo que os participantes concorram a vagas em instituições de ensino públicas e privadas, além de possibilitar a busca por financiamentos e bolsas privadas com base nas notas obtidas.

As provas foram realizadas nos dias 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e nos dias 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e para aqueles que precisaram de reaplicação.

O governo federal mantém três programas nacionais que utilizam as notas do Enem como critério de seleção para ingresso no ensino superior. Esses programas abrangem a admissão em universidades públicas, concessão de bolsas em instituições privadas e financiamento de cursos em faculdades particulares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES