Infectologista ensina a evitar complicações da dengue

A pessoa deve tomar bastante líquido, seja água, sucos, chás e até soro caseiro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alguns procedimentos simples, que devem ser adotados em casa, podem evitar agravamento da dengue, seja do tipo cl?ssico, ou do hemorr?gico. ?O principal cuidado ? procurar um m?dico, mas ajuda muito tomar bastante l?quidos e evitar rem?dios como AAS (?cido acetil salic?lico) e aqueles que contenham aspirina?, recomenda a diretora-t?cnica do Instituto de Doen?as Tropicais Dr. Nathan Portella, da Secretaria de Sa?de do Estado, infectologista Maria das Dores Rocha Rodrigues.

Ela disse que a primeira provid?ncia que a pessoa deve tomar, ao sentir os sintomas associados ? dengue, ? procurar um m?dico, de prefer?ncia, em um posto de sa?de perto de casa. Se ela se dirigir aos hospitais centrais, pode contribuir para a concentra??o de pacientes e inevit?veis demora no atendimento.

A pessoa deve tomar bastante l?quido, seja ?gua, sucos, ch?s e at? soro caseiro, preparado com uma pequena por??o de sal e duas por?es iguais de a?car, dissolvidos em um copo de ?gua. ?A reidrata??o ? importante porque a febre faz o paciente perder l?quidos?, explica. Uma das causas da perda de l?quidos ? o suor, comum em quem toma rem?dio para baixar a febre.

Segundo a m?dica, o procedimento de reidrata??o deve come?ar em casa e, se o paciente ? internado, continua no hospital. Em casos mais graves, a reidrata??o ? feita diretamente na veia do paciente.

Paracetamol ou dipirona

Maria das Dores Rodrigues disse que as pessoas devem evitar auto-medica??o, mas quando necess?rio, o rem?dio mais indicado para controlar a febre, durante a dengue, ? paracetamol, como Tylenol, ou dipirona, presente em rem?dios como Anador, Analgex e Novalgina.

A infectologista lembra que os sintomas da dengue se assemelham aos de outras doen?as, como meningite, gripe e infec?es intestinais e isso confunde o paciente. Da? a import?ncia de procurar um m?dico. Por?m, acrescentou ela, h? sinais de alerta que podem apontar para o tipo mais grave de dengue, a hemorr?gica.

Sinais de alerta

Quem tem sintomas de dengue n?o sabe, de imediato, se ? do tipo cl?ssico ou da mais perigosa, a hemorr?gica. Contudo, h? alguns sinais que antecipam a forma mortal da dengue, doen?a viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. ?Quem tem sintomas de dengue deve atentar para eventos como v?mitos persistentes, dores abdominais, pele fria, sudorese e mesmo desmaios?, previne Maria das Dores Rodrigues. ?S?o sinais de que a dengue ? do tipo hemorr?gico?.

Crian?as e idosos, al?m de pessoas que j? tenham uma doen?a de base, como pneumonia, diabetes e cardiopatias, dentre outras, podem piorar bastante, no caso de dengue, principalmente a hemorr?gica. Gestantes tamb?m devem ficar atentas. ?Nesses casos, o melhor ? procurar ajuda m?dica, o quanto antes??, recomenda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES