Inmet alerta para chuvas intensas no Piauí, DF e mais 11 estados

O aviso permanecerá vigente até a quinta-feira (4), com a possibilidade de estender-se nos próximos dias.

Alerta de chuvas intensas para boa parte do Brasil | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta quarta-feira (3) sobre a ocorrência de chuvas intensas no Distrito Federal (DF) e mais 12 estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. O aviso permanecerá vigente até a quinta-feira (4), com a possibilidade de estender-se nos próximos dias.

Segundo dados do órgão meteorológico, estão previstas precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas por ventos que podem atingir velocidades entre 60 a 100 km/h. Dentre os potenciais impactos, há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta abrange não apenas o Distrito Federal, mas também estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Entre os estados afetados estão Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste; Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí, no Nordeste; Pará, Rondônia e Tocantins, no Norte, e Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste.

O meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, ressalta que o alerta não implica necessariamente chuvas intensas em todas as regiões, explicando que a instabilidade é comum durante o verão. Essa condição é atribuída à atuação da zona de convergência do Atlântico Sul, que perpassa as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, mantendo a umidade na região. A previsão é de que esse padrão de instabilidade persista nos próximos dias.

Diante desse cenário, o Inmet orienta a população a evitar abrigar-se sob árvores em caso de rajadas de vento, devido ao risco de descargas elétricas. Além disso, recomenda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda, e, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES