Inmet alerta para temporais em São Paulo, Rio e MG a partir desta quarta (31)

Um sistema de baixa pressão atmosférica está previsto para gerar uma nova frente fria em alto mar, entre as regiões Sul e Sudeste

Inmet alerta para temporais em São Paulo, Rio e MG a partir desta quarta (31) | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta quarta-feira (31), os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem ser atingidos por condições meteorológicas adversas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Prevê-se a ocorrência de chuvas em intervalos curtos, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possível queda de granizo. Além disso, há expectativa de chuvas intensas em estados do Nordeste, como o Maranhão, e do Norte, como o Acre.

"As instabilidades atmosféricas esperadas para as regiões sugerem a formação de nuvens carregadas, propícias para a ocorrência de tempestades, por vezes, severas", diz o Inmet em boletim. "Essas condições meteorológicas podem resultar em impactos significativos, como alagamentos, quedas de árvores e interrupções temporárias no fornecimento de energia", afirma.

A previsão indica que a chuva deverá continuar até, pelo menos, o próximo sábado (3). De acordo com informações da Climatempo Meteorologia, um sistema de baixa pressão atmosférica está previsto para gerar uma nova frente fria em alto mar, entre as regiões Sul e Sudeste, a partir desta quarta-feira, desencadeando a ocorrência de precipitações. 

"No primeiro dia de fevereiro [quinta], o sistema avança mais para alto mar em direção à costa do Sudeste, trazendo mais umidade para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro", diz a Climatempo.

Conforme o Inmet, as pancadas de chuva são esperadas para a partir da tarde desta quarta-feira na capital paulista. A temperatura deve oscilar entre 19ºC e 29ºC. Na quinta, a previsão é de chuva mais forte, durante todo o dia e a máxima não passa dos 25ºC. A tendência é a mesma na Baixada Santista e no litoral norte. Conforme a Climatempo, cidades como Itapeva, Votorantim e São Roque e áreas do Vale do Ribeira devem ficar em alerta, porque as rajadas de vento podem alcançar 90 km/h nesta quarta-feira.

FEVEREIRO MAIS CHUVOSO E QUENTE

Boletim divulgado pelo Inmet na terça-feira (30) aponta que o mês de fevereiro, que começa nesta quinta-feira (1º), deverá ter chuva acima da média em grande parte do país. Só deverá chover menos que a média em parte da região Norte e em áreas da região Sul e dos estados de Mato Grosso e Goiás.

As temperaturas também devem ficar acima da média em praticamente todo o Brasil, com valores acima de 25ºC. Porém, em regiões do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a temperatura média poderá chegar aos 30ºC.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES