Inmet: chuvas devem atingir partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste

Conforme os meteorologistas do instituto, nessas áreas, a precipitação pode atingir entre 30 milímetros/hora (mm/h) e 60 mm/h

Inmet: chuvas devem atingir partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste | Tânia Rêgo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta manhã de sexta-feira (19), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido ao iminente risco de chuvas intensas nas regiões do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, abrangendo o período entre hoje e amanhã (20). O alerta abrange áreas específicas, incluindo regiões centro, norte, sudoeste e sul do Amazonas; nordeste e norte do Mato Grosso; leste de Rondônia e a mesorregião Madeira-Guaporé, que engloba a capital Porto Velho.

Conforme os meteorologistas do instituto, nessas áreas, a precipitação pode atingir entre 30 milímetros/hora (mm/h) e 60 mm/h. Além disso, a população deve estar atenta aos ventos intensos, variando de 60 quilômetros/hora (km/h) a 100 km/h, o que aumenta o risco de quedas de árvores e galhos, alagamentos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

SUDESTE

A formação de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico resultará no aumento da umidade sobre o leste da Região Sudeste, ocasionando condições atmosféricas instáveis durante o próximo fim de semana. Conforme informações do Inmet, existe uma alta probabilidade de chuvas intensas atingirem partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, expandindo-se para outros estados sudestinos e parte do Centro-Oeste a partir de segunda-feira (22).

No sábado (20), a área mais impactada pelos maiores acumulados diários de chuva será a faixa leste de São Paulo, incluindo a capital e a região metropolitana, assim como áreas do litoral paulista. Nestes locais, a precipitação pluviométrica pode variar entre 80 milímetros (mm) e 100 mm. Para o domingo, as chuvas mais volumosas estão previstas entre o litoral norte paulista e áreas do sul, leste (incluindo a capital e Região Metropolitana), serra do Rio de Janeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais. Nestas regiões, a previsão é de chuvas entre 70 mm e 90 mm em alguns pontos.

A partir de segunda-feira (22), as chuvas intensas, com acumulados diários significativos, devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal – previsão que, conforme destaca o instituto em nota divulgada esta manhã, “será monitorada com a atualização dos modelos numéricos de previsão de tempo nos próximos dias”.

Se surpreendidas nas ruas por fortes rajadas de vento ou raios, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores. Se necessitarem parar seus veículos, motoristas também devem evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda (outdoor). Em casa, é recomendável desligar aparelhos elétricos, tirando os plugues da tomada. Ajuda ou orientações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES