Inmet emite alerta de perigo potencial para onda de calor; veja as regiões

Na cidade de São Paulo, a semana se inicia com temperaturas amenas, com máxima podendo chegar a 26°C, segundo o Inmet

Inmet emite alerta de perigo potencial para onda de calor; veja as regiões | Tomaz Silva/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor abrangendo boa parte da região Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Segundo a Climatempo, as temperaturas devem se situar de 3°C a 5°C acima da média em diversos estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, parte da Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

🔥 TEMPERATURAS ALTÍSSIMAS: Além disso, há previsão de que as temperaturas possam exceder 5°C acima da média em estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. A partir do meio da semana, espera-se que o calor se intensifique em áreas como o Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do oeste gaúcho. Por isso, é provável que a chuva diminua sua intensidade no Sul e no Sudeste do Brasil nos próximos dias.

Na cidade de São Paulo, a semana se inicia com temperaturas amenas, com máxima podendo chegar a 26°C, segundo o Inmet. No entanto, o Instituto prevê um aumento gradual da temperatura máxima na capital ao longo da semana, chegando a 36°C na sexta-feira (15). Essa variação representa uma diferença de 10°C entre segunda (11) e sexta-feira (15). Capitais como Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro também têm previsão de aumento na temperatura máxima ao longo da semana.

☀️ O QUE ESTÁ PROVOCANDO ISSO? A onda de calor é caracterizada quando as temperaturas previstas ficam pelo menos 3°C acima da média histórica para o período do ano. Segundo a Climatempo, o ar quente tem se fortalecido no Chaco Paraguaio e no norte da Argentina ao longo da última semana, devido a um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, o que dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o clima seco, com aquecimento gradual.

🪶 CHEGADA DO OUTONO: O mês de março assinala a transição do verão para o outono no hemisfério sul, marcado pelo equinócio de outono. Durante esse período, os raios solares incidem de forma mais direta sobre a Linha do Equador devido a uma inclinação do eixo da Terra em relação ao sol. Consequentemente, os hemisférios Norte e Sul recebem uma quantidade equitativa de radiação solar.

Essa igualdade na distribuição de radiação solar ocorre devido à redução na quantidade de radiação recebida em uma determinada região da superfície terrestre, resultado da angulação dos raios solares em relação à superfície. Como resultado desse fenômeno, ocorre uma diminuição gradual na temperatura, marcando o início do outono. Em 2024, o equinócio de outono está agendado para o dia 20 de março.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES