Inmet faz alerta para ondas de calor e baixa umidade em 16 estados e o DF

No Piauí, a previsão para a capital, nesta terça-feira, 19, é de 42 graus, conforme informações do metsul.

Ondas de calor no país | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas referentes à baixa umidade relativa do ar que afetará diversas regiões do país nos próximos dias. Estima-se que 16 estados, além do Distrito Federal, serão impactados por essa condição. No Piauí, a previsão para a capital, nesta terça-feira, 19, é de 42 graus, conforme informações do metsul.

O primeiro alerta, classificado como laranja (indicando "perigo"), permanecerá em vigor até as 18h desta segunda-feira (18) em seis estados. O Inmet adverte que os níveis de umidade ficarão entre 20% e 12% em áreas do Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia. Já o segundo alerta, categorizado como amarelo (indicando "perigo potencial"), será válido até as 22h de quinta-feira (21) e afetará uma área mais extensa do país.

Durante a semana, é previsto que o Instituto emita novas atualizações sobre os alertas, uma vez que a intensificação da onda de calor está programada para o sábado e um bloqueio atmosférico que propicia altas temperaturas está se consolidando no centro do país. O alerta amarelo abrange os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A baixa umidade do ar pode acarretar problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O Inmet orienta a população a manter-se bem hidratada, evitar atividades físicas, reduzir a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, utilizar hidratantes para a pele e umidificar os ambientes.

O país está enfrentando mais uma onda de calor, caracterizada por dias ensolarados e temperaturas acima da média para o período. Esse fenômeno ocorre devido a um bloqueio atmosférico que está impedindo a chegada de frentes frias nos próximos dias, o que é comum para esta época do ano. 

Os meteorologistas apontam que o ápice desse calor está previsto para o próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro. Capitais como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro podem registrar novos recordes de temperatura, conforme a Climatempo. Técnicos explicam que uma área de alta pressão no centro do país está se intensificando, formando um bloqueio atmosférico que impede a entrada de massas de ar frio. Apesar disso, há previsão de chuvas para o Sul do Brasil. A semana seguirá o padrão típico do El Niño, com o bloqueio atmosférico retendo as frentes frias na região Sul, resultando em temporais no centro-sul gaúcho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES