Inmet prevê declínio nas temperaturas ao longo do final de semana em parte do Brasil

No Nordeste, a persistência do calor é atribuída a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que impede a ocorrência de precipitações

Frente fria se aproxima do Sul e Sudeste do Brasil | Folhapress
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma onda de calor, uma frente fria se aproxima do Brasil, conforme comunicado, divulgado nesta sexta-feira (24), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As previsões indicam a chegada de chuvas em diversas partes do país, com maior intensidade esperada no Sudeste e parte do Centro-Oeste. Com informções do jornal O Globo.

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, explica que a formação de uma massa de ar frio no Sul, na quinta-feira, foi responsável pelo declínio acentuado das temperaturas, previstas para variar entre 17°C e 25°C nesta sexta-feira. "A probabilidade é de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas nos próximos dias, podendo atingir índices de umidade de até 100%", comentou.

Mapa desta sexta-feira do Inmet (Foto: Reprodução)

No Sudeste, a redução das temperaturas está diretamente relacionada às chuvas intensas geradas pela frente fria, resultando em alertas emitidos pelo Inmet para riscos de "Perigo" e "Perigo Potencial". As áreas mais afetadas, segundo o instituto, são  sul e o centro do Rio de Janeiro, a Região Metropolitana, o sul de Minas Gerais e todo o Mato Grosso do Sul. Alertas de "Perigo" também abarcam o oeste do Paraná, com possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo.

Estados do Norte, como Acre, Amazonas e parte de Rondônia, estão sob alerta laranja do Inmet, indicando "Perigo" devido às chuvas intensas previstas nos próximos dias. 

No Nordeste, a persistência do calor é atribuída a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que impede a ocorrência de precipitações, resultando em dias quentes e secos, especialmente na parte central da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES