Inovação faz empresa se destacar na criação de softwares

Desenvolvendo softwares, principalmente na área da saúde,

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma gestão baseada na criatividade e inovação. São com essas diretrizes que funciona a Infoway. Com a sede localizada na zona Leste de Teresina, a empresa foi fundada em 1996 e desde então se destaca no cenário nacional da tecnologia da informação. O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Infoway, Pedro de Alcântara, explica que a empresa surgiu nos moldes de uma fábrica de softwares que desenvolvia soluções específicas para um dado negócio.

“A partir de um certo momento percebemos que ser somente essa fábrica não trazia valor agregado porque não nos tornávamos especialistas em uma certa área”, afirma Pedro. Ainda que não tenha nenhum médico na direção, Pedro de Alcântara, que também é um dos sócios fundadores da empresa, conta que a Infoway decidiu se especializar em tecnologia em Gestão de Saúde. Atualmente, a empresa trabalha com três softwares.

São eles: Sense, que amplia a visão do cliente para suportar decisões estratégicas em tempo adequado; o Ihealth, uma gestão eficiente de plano de saúde; e o Dolphin, sistema mais completo para cooperativas médicas. Os principais clientes da Infoway no Piauí são os planos de saúde dos servidores da prefeitura de Teresina (IPMT) e do governo do Estado (Iapep).

O Analista deNegócios da empresa, Pedro Alexandre, ressalta que a empresa também tem forte atuação em estados das regiões Norte e Nordeste. “Temos clientes no Ceará, Pará, Amazonas e Maceió. O meu papel na empresa é visitar o cliente e certificar se eles estão satisfeitos com os sistemas, ouvir as demandas e a cada instante discutir com a equipe maneiras de estarmos sempre a frente”, explica Pedro Alexandre.

Se depender da criatividade dos 37 colaboradores da Infoway, os softwares desenvolvidos serão sempre inovadores porque, segundo a equipe, o ambiente em que trabalham propicia a inovação. “Estamos sempre dispostos a ajudar uns aos outros. Aqui, a hierarquia é mínima e nossas ideias sempre são ouvidas”, completa Pedro Alexandre. 

Os analistas da Infoway também fizeram o pensamento estratégico do Plano Médico de Tratamento e Assistência (Plamta) e conceituaram o modelo.

Aprendizado constante é principal valor da empresa

A Infoway acredita que o investimento na qualificação acadêmica dos colaboradores é a chave para o sucesso do empreendimento. Pensando nisso, a empresa patrocina aos funcionários o pagamento de 70% das mensalidades de cursos de especialização.

“Notamos que educação formal e a pesquisa seriam diferenciais nesse mercado da tecnologia da informação que faz muito do mesmo. Então, a partir disso desenvolvemos o aprendizado permanente como nosso principal valor. Nossa ideia é buscar sempre estarmos melhores”, ressalta o diretor Pedro de Alcântara.

O programa de incentivo da Infoway custeia bolsas integrais e parciais de aperfeiçoamento, graduação, especialização, MBA, mestrado e doutorado. Ainda, incentivo à produção de material acadêmico como artigos e pesquisas. Quase 70% dos funcionários da empresa já se qualificaram com a ajuda da ação.

Francisco Ribeiro Júnior é colaborador da Infoway há 7 anos. Foi admitido como estagiário e atualmente é Gerente de Tecnologia. O programa de incentivo ao aprendizado permanente oportunizou ao colaborador três especializações. “Entrei na empresa pouco preparado, mas com muita vontade de aprender. Aqui tive a oportunidade de crescimento. A Infoway não faz parte apenas da minha vida profissional, mas também da minha trajetória acadêmica”, disse Francisco Ribeiro.

A contratação frequente de estagiários também é um dos valores da Infoway. “Como professor universitário, vejo em muitos alunos meus potencial e os convido para serem nossos colaboradores”, conta o diretor Pedro de Alcântara. O íntimo contato com a academia acontece porque a empresa tem em seu quadro de colaboradores cerca de oito mestres e, ainda, doutores. 

Projeto idealizado por colaboradores virou empresa

A Infoway aplica na empresa o modelo de negócio Idea Pitch. Esse projeto proporciona aos colaboradores a apresentação de ideias com potencial de se transformar em negócio. Foi através dessa iniciativa que nasceu a Sertão Games.

A Sertão Games é um estúdio independente de produção de jogos que tem como tema principal a cultura nordestina.

A artista plástica e designer de interface da Infoway, Ângela Pereira, integra o time que desenvolveu a ideia. “A empresa apostou em ter profissionais, não só de informática, mas de outras áreas para ter outros olhares. Essa mistura faz produtos variados, diferentes, mais inovadores como a Sertão”, considera Ângela.

A empresa de jogos funciona dentro da sede da Infoway. Entre os games desenvolvidos na Sertão está o Cangaço. “É um jogo de ação e estratégia em tempo real, onde o jogador vive uma aventura no Sertão na pele de cangaceiros”, explica Ângela Pereira.

O clima descontraído e que propicia a inovação foi fundamental para o surgimento da Idea Pitch. A designer da Infoway relembra que a Sertão Games foi pensada durante a “sétima-feira”, que é um período no turno da tarde da sexta-feira em que os colaboradores podem fazer alguma atividade diferente.

Infoway quer desenvolver sistema de Inteligência Artificial

A Infoway pretende inovar mais ainda o mercado de tecnologia da informação. Ainda em fase de pesquisa, a empresa quer implementar a Inteligência Artificial em seus sistemas. A ideia é aplicar técnicas de aprendizagem de máquina. Popularmente falando, o interesse é ensinar os computadores a aprenderem a parte de dados e tomada de decisões automáticas.

O pesquisador de tecnologia da informação da Infoway, Lucas Lopes, adianta que os primeiros testes já inciaram e o sistema tem dado certo. “Queremos aplicar a Inteligência Artificial na regulação de procedimentos médicos, um problema grave em nível nacional, que são feitos de forma desnecessária e geram gastos para os nosso clientes. Mas ainda estamos pesquisando como fazer isso”, conta Lucas, que aos 25 anos já é mestre em Ciências da Computação.

Infoway venceu 36 empresas no Prêmio Nacional de Inovação

A idealização e prática de novos projetos reflete no sucesso da Infoway. A empresa, em 2012, foi campeã do Prêmio Nacional de Inovação, conquistando o primeiro lugar na categoria Gestão da Inovação.

O prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A premiação reconheceu a Infoway como a empresas brasileira que mais contribuiu para o aumento da competitividade do país por meio da utilização de sistemas e técnicas voltados para o aprimoramento da gestão da inovação, bem como por meio da implementação de projetos inovadores.

A Infoway disputou a premiação com 36 empresas finalistas. “Esse prêmio nos incentivou mais ainda em investir na qualificação profissional. Quando chegamos em um patamar de destaque, temos que trabalhar mais ainda para se manter no topo. É por isso que o aprendizado constante, atenção às pessoas, responsabilidade, inovação, compromisso com resultados e qualidades são nossas metas”, finaliza o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Infoway, Pedro de Alcântara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES