Inscrições para mais de 3 mil vagas no SISU 2023.1 na UFPI iniciam hoje

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com 3.062 vagas abertas em mais de 69 cursos de graduação e de nível superior tecnológico.

UFPI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As inscrições para o SISU 2023.1 iniciam nesta quinta-feira (16). A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com 3.062 vagas abertas em mais de 69 cursos de graduação e de nível superior tecnológico dos Campi de Bom Jesus, Picos, Floriano e Teresina.

Para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada de 2023, o candidato precisa ter realizado as provas do Enem 2022, cujos resultados foram divulgados no último dia 9 de fevereiro. A submissão das notas começa no dia 16 e termina dia 24 de fevereiro. 

O quantitativo de vagas, peso e a nota mínima de cada prova do Enem exigidos do candidato para concorrer às vagas, bem como a média exigida pelo curso, constam no termo de adesão ao SISU. O documento também especifica o quantitativo de vagas ofertadas em cada curso via Ampla Concorrência (A0) e nas oito modalidades de Cota para a Chamada Regular do Sistema Único de Seleção. 

Segundo o coordenador de Seleção e Programas Especiais da PREG/UFPI, Maycon Silva, a UFPI lançou no site o Edital de Procedimentos com os passos e documentações necessárias para realização da matrícula. 

“No edital, são especificadas as datas de todos os procedimentos aos quais o candidato irá submeter sua documentação básica e de comprovação dos critérios para ocupação de vagas de cotistas. É preciso ficar muito atento aos prazos para realizar a matrícula institucional. É preciso também lembrar que candidatos cotistas iniciam a submissão dos documentos antes dos alunos da ampla concorrência”, explica. 

Todos os procedimentos de matrícula são online e realizado no sistema de matrículas (sis.ufpi.br/matriculagraduacao/). O início das atividades do período letivo 2023.1 está previsto para 3 de maio.

Oportunidades nas áreas tecnológicas

Segundo a UFPI, no SISU 2023, as ofertas de vagas das graduações tecnológicas serão exclusivas para o primeiro semestre. Haverá 190 vagas em três cursos de nível superior tecnológicos: as graduações em Gestão de Dados e Energias Renováveis, ofertadas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), com 75 vagas cada uma; e o Curso Tecnólogo em Agroecologia, primeira graduação ofertada pelo Colégio Técnico de Teresina (CCT/UFPI), com 40 vagas, na modalidade presencial. 

Cotas 

Do total de vagas, 50% são destinadas para estudantes que cursaram no mínimo todo o ensino médio em escola da rede pública.  A partir dessa exigência há vagas reservadas para candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI), com a renda familiar per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo e para pessoas com deficiência (PCD), conforme Lei n°12.711/2015. Atenção: Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola particular, ainda que com bolsa, não têm direito às vagas de cotista.

Ainda podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES