Inscrições para o Enem 2017 iniciam na próxima segunda-feira

Prazo segue aberto até as 23h59 do dia 19 somente pela internet.

Iniciam na próxima segunda-feira, 08 de maio, as inscrições da edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O prazo segue aberto até as 23h59 do dia 19, exclusivamente pela internet.

Este ano, a taxa de inscrição está mais cara e custa R$ 82, o que gerou muita insatisfação dos estudantes que participarão do Exame. Ela poderá ser paga até o dia 24 de maio. É bom o participante ficar atento aos prazos e horários, já que o MEC orienta que tanto o prazo de inscrições quanto o de pagamento da taxa não será prorrogado em hipótese alguma.

Também foram feitas mudanças quanto as regras para a concessão de isenção de taxa. Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas continuam ganhando a gratuidade.

Inscrições para o Enem 2017 iniciam na próxima segunda-feira (Crédito: Divulgação)
Inscrições para o Enem 2017 iniciam na próxima segunda-feira (Crédito: Divulgação)

A isenção também será concedida para estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e beneficiados pela Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013.

Os beneficiados com a gratuidade que não comparecerem às provas e nem apresentarem justificativas sobre sua ausência não poderão solicitar o benefício na próxima edição. 

Mudanças de isenção

As provas tiveram alteração nos dias de aplicação e, este ano, pela primeira vez, acontecerão em dois domingos consecutivos, dias 05 e 12 de novembro, e não mais em um final de semana, como acontecia desde a criação do Enem.

A decisão foi tomada levando em conta os candidatos sabatistas e também o resultado da consulta pública realizada entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. São esperados cerca de 7,5 milhões de estudantes.

Vale lembrar que a partir desta edição, o Exame não irá mais certificar para o Ensino Médio. A certificação voltará a ser pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), como era até 2009.

Inscrições para o Enem 2017 iniciam na segunda-feira (Crédito: Divulgação)
Alunos respondem provas do Enem (Crédito: Divulgação)


Atendimento Especializado/Específico

Outra novidade é que todos aqueles candidatos que ao se inscreverem, declararem que necessitam de atendimento especializado e/ou específico deverão apresentar seus respectivos documentos comprobatórios no ato da inscrição. 

Estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva poderão contar com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras) e vídeos explicativos, como auxílio e orientação nas provas, pela primeira vez, e em caráter experimental.

Para os participantes surdos e cegos, serão oferecidos guia-intérprete, prova ampliada, superampliada, em braille, tradutor-intérprete de libras, leitura labial, ledor, transcritor e sala de fácil acesso. 

Fonte: MunEducação
logomarca do portal meionorte..com