Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira em todo Brasil

Candidatos terão até quarta-feira (25) para pagar boleto

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano terminam nesta sexta-feira (20), às 23h59. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site http://enem.inep.gov.br/participante. Até as as 18h de quinta-feira (20), havia 6.818.563 inscritos.

A taxa de inscrição é de R$ 68. O boleto deverá ser pago até as 21h59 do dia 25 de maio. No dia 18 de maio, o número de inscritos ultrapassou a marca de 6 milhões, segundo o Inep.

O participante concluinte do ensino médio no ano de 2016, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Também será possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição.

As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo, serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação.

Nos dois dias, as provas começam às 13h30 (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

Isenção

Aqueles que irão concluir o ensino médio em 2016 e estiverem matriculados na rede pública de ensino terão direito à isenção automática da taxa de inscrição.

Já os que pertencerem a famílias de baixa renda, mas que não sejam concluintes de escola pública, poderão declarar carência para conseguir a isenção. Durante o período de inscrição, o sistema avisará se o pedido foi aceito.

Lembrando que, a partir deste ano, os estudantes que conseguiram a isenção da taxa em 2015 e não compareceram à prova, sem justificar a ausência, vão perder o direito de não pagar a inscrição em 2016.

Novidades

Neste ano, o MEC lançou a plataforma "Hora do Enem", com vídeos e material online gratuito para os alunos do ensino médio estudarem para o Enem. O conteúdo pode ser acessado no site http://horadoenem.mec.gov.br.

Os estudantes podem assistir às aulas das disciplinas em que eles precisam melhorar, por meio de uma biblioteca online, que recebeu o nome de "MECFlix". Além das aulas online, os alunos podem assistir a uma aula sobre Enem diariamente na TV Escola, às 18h.

O sistema também oferece simulados online, direcionados aos alunos que estão no 3º ano do ensino médio. O primeiro aconteceu no dia 30 de abril. Os próximos serão nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

Nome social

Travestis e transexuais que quiserem tratamento pelo nome social devem informar o pedido ao Inep na inscrição, além de enviar cópia do documento de identificação, com foto recente e formulário preenchido, entre os dias 1º e 8 de junho.

Criado para avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio, a prova também substitui vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior. No entanto, essa não é sua única função.

Para que serve o Enem

As notas do Enem podem ser usadas por quem tem mais de 18 anos para obter a diploma do ensino médio. Também são exigidas para o candidato que pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo Fies.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES