INSS alerta aprovados em concurso de 2022 sobre tentativa de golpe

O INSS alertou que toda a comunicação é feita pelos seus canais oficiais (site ou redes sociais)

INSS alerta aprovados em concurso de 2022 sobre tentativa de golpe | Agência Pará
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) emitiram um comunicado nesta terça-feira (9) alertando sobre uma tentativa de golpe. Candidatos aprovados no concurso do INSS de 2022, que teve mais de 1 milhão de inscritos, estão recebendo mensagens falsas por email e SMS com uma suposta convocação para realização de cadastro.

Os golpistas se passam pela "Gerência Executiva de Recursos Humanos Conclusos, Entrevistas e Contratações do INSS" e usam um email falso, inss@cebraspe.site, que não pertence nem ao instituto, nem ao Cebraspe. Na mensagem, os golpistas enviam um código de aprovação e solicitam um suposto cadastro em uma plataforma, alegando que os dados precisam ser encaminhados até o dia 13 de maio.

O INSS alertou que toda a comunicação oficial é feita pelos seus canais oficiais, como o site e as redes sociais, e que a convocação dos aprovados segue o edital divulgado no Diário Oficial da União em 4 de maio. A entidade também esclareceu que não envia email ou mensagens solicitando informações pessoais, ou pedindo a realização de cadastro por meio de link, como ocorre no falso email enviado pelos golpistas.

Por sua vez, o Cebraspe informou que sua comunicação com os candidatos é feita exclusivamente pela área do candidato em seu site. Os candidatos devem ficar atentos e denunciar qualquer tentativa de golpe relacionada ao concurso do INSS.

Ao se deparar com uma tentativa de golpe, é comum que o ataque venha acompanhado de um link em forma de texto sublinhado em azul, que aparentemente leva o usuário ao site oficial do órgão que está sendo usado como isca para o golpe, como é o caso do INSS. Alternativamente, pode haver um programa em anexo que precisa ser instalado.

No entanto, uma vez que o usuário é alvo desse tipo de ataque, ele pode ser exposto a uma série de situações indesejáveis, como a lentidão no dispositivo, a utilização não autorizada da máquina para responder a comandos do invasor, o uso indevido dos dados pessoais para criar contas digitais falsas e solicitar empréstimos, além da possibilidade de invasão da conta bancária e retirada de todo o dinheiro disponível. Veja mais notícias no Meio Norte.com

(Com informações do Fernando Narazaki - Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES