INSS vai analisar 45 mil pedidos de salário-maternidade parados

A ação, chamada de Maes faz parte da Semana Nacional Previdenciária, que acontece de 15 a 19 de maio

Mutirão será realizado de 15 a 19 de maio | Poder 360
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está promovendo um mutirão para acelerar a análise de cerca de 45.000 requerimentos do salário-maternidade que estão parados há mais de 30 dias. O objetivo é reduzir a quantidade de benefícios em análise superior a um mês. A ação, chamada de Maes (Mobilização de Análise Especial de Salário-maternidade), faz parte da Semana Nacional Previdenciária, que acontece de 15 a 19 de maio e é promovida pelo Ministério da Previdência Social. Cerca de 5.000 funcionários públicos estão mobilizados para trabalhar na tarefa, e o CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social) também vai participar do mutirão, com a estimativa de analisar 6.000 processos de solicitação de benefícios. 

O salário-maternidade é um benefício concedido pelo INSS a pessoas que necessitam se ausentar do trabalho por motivo de nascimento do filho, aborto espontâneo e adoção ou guarda judicial para fins de adoção de criança de até 8 anos de idade. É importante ressaltar que em casos de adoção, homens também podem solicitar o benefício. Para receber o salário-maternidade, é necessário que o cidadão tenha feito, no mínimo, 10 contribuições mensais à Previdência Social, de forma individual - quando trabalha como autônomo - ou facultativa.

No caso do segurado empregado com carteira de trabalho assinada ou que faça parte de regime próprio de previdência, não será exigido período de carência para receber o salário-maternidade. Nesse caso, o benefício deverá ser pago diretamente pela empresa contratante. Para o segurado especial, em regime de economia familiar, é necessário comprovar o exercício da atividade rural nos 12 meses anteriores ao início do salário-maternidade. 

Solicitação on-line

Não é necessário ir a uma agência do INSS para fazer a solicitação do salário-maternidade. O requerimento deve ser feito pela internet, no site Meu INSS.

O interessado deve clicar no link “Novo Pedido” e preencher as informações solicitadas, como nome completo e CPF, além de apresentar a documentação exigida. O internauta poderá acompanhar on-line o andamento da solicitação e receber a resposta do processo também, no mesmo site (Meu INSS), clicando no botão “Consultar Pedidos”

Para mais informações, o interessado pode ligar para a Central de Atendimento do INSS, no telefone 135. O serviço está disponível de 2ª feira a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES