Instituições públicas de educação publicam resultado da lista de espera do Sisu

As instituições poderão utilizar a lista de espera ao longo do ano de 2024 para preencher vagas que não foram ocupadas

Instituições públicas de educação publicam resultado da lista de espera do Sisu | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de hoje, sexta-feira (16), os candidatos interessados em participar da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 podem verificar o resultado no site das instituições públicas de ensino superior que aderiram ao programa. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições poderão utilizar a lista de espera ao longo do ano de 2024 para preencher vagas que não foram ocupadas na chamada regular. 

É responsabilidade dos candidatos acompanhar as convocações feitas pelas instituições de ensino, uma vez que os prazos de encerramento e os procedimentos para preenchimento das vagas variam conforme as regras estabelecidas nos editais específicos de cada instituição participante.

SOBRE O SISU

O Sisu de 2024 recebeu 1.271.301 de inscrições, o que corresponde a 57,6% do número de candidatos aptos para essa edição do programa (2.209.175). Essa foi a maior taxa de participação dos últimos sete anos. Nesta edição, o processo seletivo disponibilizou 264.181 vagas para o primeiro e o segundo semestres de 2024, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior, que aderiram ao programa.

Do total de vagas, 53,6% são destinadas a ações afirmativas, previstas na Lei de Cotas, que trata do acesso à educação superior de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas, de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Desde 2010, o sistema informatizado gerenciado pelo MEC reúne as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES