Instituto Esperança Garcia abre espaços para a dignidade humana

Fundado no Piauí, projeto desenvolve ações de educação em direitos humanos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ultrapassar o estágio de entender os direitos humanos apenas como um discurso e transforma-lo, de fato, em uma prática concreta e cotidiana na sociedade, é o que moveu, em Teresina, a fundação do Instituto Esperança Garcia. Agora, de forma contínua, o projeto atuará com intuito de promover educação em direitos humanos baseado pela compreensão do mundo através de olhares feministas, antirracistas, contracolonialistas e anticapitalistas.

Não por acaso, o nome de Esperança Garcia é usado para dar vida ao projeto. A escravizada piauiense que há mais de dois séculos escreveu uma carta na qual denunciava violências por parte do feitor da Fazenda Algodões, Sul do Piauí, se tornou símbolo para a luta por justiça. Há dois anos, Esperança foi reconhecida como a primeira advogada piauiense e, deste então, inspira a efetivação de espaços e projetos que mantém sua história combativa ainda mais viva.

Para Andreia Marreiro, presidenta do Instituto, ter Esperança Garcia como símbolo é uma forma de lutar pela memória, bem como pela transformação da sociedade. “Fui me dando conta que não há nenhuma possibilidade de mudança de mundo se a gente não se conecta às nossas raízes. Aqui, eu decidi, imbuída desses encontros que compartilho com tantas e tantos, que precisávamos criar um espaço para sobreviver e sentipensar um projeto de educação que pudesse romper com o que nos é institucionalmente colocado.  Foi quando surgiu o projeto sonho da Pós Graduação em Direitos Humanos Esperança Garcia e, agora, também o instituto que abarcará esse e outros sonhos”, explica.

Além de realizar a aula inaugural da quarta turma da pós graduação lato sensu em Direitos Humanos Esperança Garcia, o Instituto também encaminhará ações que acontecerão em comunidades, instituições, empresas e demais espaços que acreditem na transformação do mundo por meio da educação.

O projeto também está, em parceria com a Defensoria Pública do Piauí, dando continuidade à Campanha Esperançar: vidas negras importam e mulheres negras precisam ser escutadas, que atua para estimular a leitura e conhecimento de autoras negras.

“Um terceiro caminho é, ainda, poder visibilizar as produção das professoras, de produções científicas, como fizemos aqui com o lançando do livro da professora Gabriela Sá, “A Negação da Liberdade: Direito e Escravidão Ilegal no Brasil Oitocentista (1835-1874)”, e visibilizar e publicar outras obras feitos por outras professoras e estudantes”, acrescenta Andreia Marreiro.

Lançado na fundação do Instituto Esperança Garcia, o livro da professora e pesquisadora Gabriela Barretto Sá, apresenta a necessidade visibilizar que, dentro da escravidão brasileira, aconteciam inúmeros casos de ilegalidades. Entre os mais recorrentes e imponente deles estavam os casos de escravização ilegal de pessoas livres.

“Conceição Evaristo nos lembra que nossa escrevivência não deve ser para ninar o sono dos senhores da casa grande, ela deve servir para incomoda-los em seus sonhos injustos. E é por esse lema que eu pauto minha trajetória, minha pesquisa, minha escrita. Por isso, o objetivo deste livro é incomodar o sono dos injustos que continuam reproduzindo situações de racismo e negação de liberdade na nossa sociedade”, destaca Gabriela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES