Instituto Federal do Piauí comemora 107 anos nesta sexta-feira

A instituição preparou uma programação especial no Campus Teresina.

Com o tema "Educação que transforma vidas", o Instituto Federal do Piauí celebra, nesta sexta-feira, 23, aniversário de 107 anos. A instituição preparou uma programação especial no Campus Teresina Central para comemorar a data.

A partir das 8h, a Banda de Música do IFPI se apresentará para o hasteamento da Bandeira Nacional. Em seguida, alunos e servidores irão participar de uma aula de zumba. Às 10h, estudantes de escolas municipais irão visitar e conhecer a estrutura (salas de aula, biblioteca, auditórios e laboratórios) do Campus. Eles serão recebidos com uma apresentação do Coral.

Oficinas de fanzine, fotografia, origami e teatro e uma Mostra de Games acontecerão durante toda a manhã. Outra ação que marcará o aniversário do IFPI é a realização de uma gincana cultural. A atividade contará com a participação de seis equipes em brincadeiras cujo objetivo é promover a integração entre estudantes, servidores, pais e comunidade.

“O aniversário é o momento ideal para resgatarmos a memória dessa instituição. Os 107 anos, tão significativos, também reforçam o compromisso do IFPI em melhorar o futuro das pessoas por meio de uma educação gratuita e de qualidade”, diz o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.

Histórico – Em 23 de setembro de 1909, o então presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de Aprendizes Artífices, uma em cada capital dos Estados constituídos à época, dando início à trajetória da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Desde então, essas instituições passaram por diversas mudanças de nomenclatura e reordenamento. A mais recente ocorreu em 2008, quando foram criados os institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Fonte: Instituto Federal do Piauí