Instituto Federal ofertará 13,2 mil vagas no Piauí

Presentes em todos os estados brasileiros, os Ifets fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias participou, no Palácio do Planalto, em Brasília, da solenidade presidida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que marcou a sanção do projeto de lei que cria 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) no País.

Presentes em todos os estados brasileiros, os Ifets fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e aumentam o número de vagas em cursos técnicos de nível médio, em licenciaturas e em cursos superiores de tecnologia.

O Piauí terá um instituto, dez campi e 13,2 mil vagas. A reitoria será instalada em Teresina e os campi, em Angical, Corrente, Floriano, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Teresina e Uruçuí.

Os Ifets surgiram a partir da rede federal de educação profissional composta por Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), agrotécnicas e escolas vinculadas às universidades. Os institutos nascem com 168 campi e chegarão a 2010 com 311. Durante este período, as vagas serão ampliadas de 215 mil para 500 mil. Metade das vagas dos institutos será destinada ao ensino médio integrado ao profissional, o que possibilita ao jovem estudante a oportunidade de se formar profissionalmente durante essa etapa de ensino.

Na educação superior, receberão destaque os cursos de engenharia e bacharelados tecnológicos, que contarão com 30% das vagas. Outros 20% serão reservados para licenciaturas em ciências da natureza, com o objetivo de reverter o déficit de professores nas áreas de física, química, matemática e biologia. Também será incentivada a realização de cursos de licenciatura de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.

Os institutos também terão importante papel nas áreas de pesquisa e extensão, além de estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e de estender seus benefícios à comunidade.

Os Ifets terão autonomia, nos limites de suas áreas de atuação territorial, para criar e extinguir cursos, bem como registrar diplomas dos cursos oferecidos mediante autorização do seu Conselho Superior. Os Institutos também exercerão a função de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES