Inteligência Artificial demanda novas habilidades no ambiente de trabalho

A IA já está sendo vista como aliada pelos colaboradores, mas exige novas skills

Inteligência Artificial demanda novas habilidades no trabalho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No futuro próximo, o uso da Inteligência Artificial se tornará tão comum quanto enviar um e-mail no ambiente de trabalho. Atualmente, porém, colaboradores e empresas estão em busca do que realmente importa no meio de toda essa agitação em torno da IA. Em face da crise econômica, estão procurando maneiras de reduzir o fardo e encontrar soluções que aumentem a produtividade. As informações são da jornalista Camila Petry Feiler do site Starsi.com.

A Microsoft divulgou o Relatório Anual do Índice de Tendências de Trabalho, onde analisou como a IA está pronta para revolucionar os métodos de trabalho, identificando as habilidades que serão necessárias nesse contexto. 

  • Para obter os dados, a Microsoft entrevistou 31.000 trabalhadores empregados ou autônomos em tempo integral em 31 países 
  • Foi analisado os sinais de produtividade do Microsoft 365, bem como tendências de trabalho do LinkedIn Economic Graph (confira mais adiante)

COMO A AI PODE AJUDAR NO TRABALHO?

No contexto das preocupações relacionadas à substituição de empregos pela IA, a pesquisa revelou uma descoberta surpreendente: embora 49% das pessoas estejam preocupadas com a segurança de seus empregos, 70% dos funcionários estariam dispostos a delegar o máximo de trabalho possível à IA, a fim de evitar o esgotamento - uma abordagem que a Microsoft chama de "Aliança IA-Funcionário".

A maioria dos funcionários expressou conforto ao usar a IA em praticamente todos os aspectos de seu trabalho, desde tarefas administrativas até trabalhos analíticos e criativos. O relatório também destaca a percepção de que a IA pode impulsionar a criatividade na formulação de ideias e no aprimoramento do trabalho.

O QUE FAZER PARA TRABALHAR COM IA?

Conforme a Microsoft, 82% dos líderes globais reconhecem que os funcionários precisarão adquirir novas habilidades em um "futuro impulsionado pela IA", abrangendo todos os cargos e setores. Isso demonstra que a Inteligência Artificial deixou de ser exclusivamente um tema tecnológico. Um aspecto crucial é a capacidade de discernimento, ou seja, saber quando aproveitar as capacidades da IA em vez de depender apenas das habilidades interpessoais, por exemplo.

QUAIS SÃO AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA UM FUTURO COM IA?

O estudo detectou 5 habilidades, analisadas por Gustavo Bodra, CTO e sócio da StartSe:

  1. Julgamento analítico: “Identificar quando as IAs estão ‘alucinando’ é importante. Nem sempre o resultado entregue é exatamente o que você espera.” 
  2. Flexibilidade: “O mercado está mudando muito rápido. Produtos que foram lançados nos últimos 3 meses já estão ficando obsoletos pelas novas funcionalidades do ChatGPT. Não há mais tempo para ficar esperando.”
  3. Inteligência emocional:  “Conseguir lidar com o avanço da tecnologia e com os desafios do dia-a-dia do trabalho exige equilíbrio das soft e das hard skills, destacando a inteligência emocional. Ela virou diferencial e deve ser trabalhada.”
  4. Curiosidade intelectual: “Conhecer coisas novas é o melhor antídoto contra a obsolescência.”
  5. Detecção e tratamento de vieses que a IA possa trazer: “AIs são treinadas com dados que contém viés. Saber identificar nos ajuda a eliminar estes viéses.”
  6. Delegação de IA (prompts) [capacidade de instruir a IA]: “O poder das AIs generativas está em saber fazer a pergunta correta. Com uma pergunta simplista, você receberá respostas simplistas. Com perguntas bem elaboradas, você receberá respostas incríveis!”

POR QUE IMPORTA?

Durante uma entrevista à CNBC, Colette Stallbaumer, gerente geral do Microsoft 365, expressou otimismo em relação à forma como a IA pode transformar o trabalho para melhor. Ela acredita no potencial da IA para gerar mais oportunidades de emprego. No entanto, ela ressaltou a necessidade de ajustes na cultura organizacional e nas habilidades profissionais para se adaptarem à tecnologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES