Inteligência artificial reúne Elis Regina e sua filha Maria Rita; vídeo!

Vídeo utilizou técnica conhecida como 'deepfake', que faz montagens realistas com rostos de pessoas

Maria Rita e Elis Regina cantam "Como nossos pais" em publicidade | Divulgação/Volkswagendução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inteligência artificial viabilizou um dueto emocionante entre Elis Regina, falecida há 41 anos, e sua filha, Maria Rita, em uma nova campanha da Volkswagen. O vídeo foi lançado nesta terça-feira (4) como parte das celebrações dos 70 anos da empresa no Brasil. O vídeo tem início com Maria Rita ao volante da ID.Buzz, uma versão contemporânea e totalmente elétrica da Kombi, entoando a icônica canção "Como nossos pais", composta por Belchior e popularizada na década de 1970 na voz de Elis.

A peça prossegue apresentando imagens dos carros emblemáticos da Volkswagen que deixaram uma marca nas gerações, incluindo o Fusca e a Brasília. Em um momento impactante, uma Kombi antiga surge conduzida por Elis Regina e estaciona ao lado do veículo de Maria Rita, criando uma composição única para o dueto. 

A Volkswagen revelou ter utilizado uma tecnologia conhecida como "deepfake" para trazer Elis Regina de volta para a campanha. Essa técnica, que faz uso de inteligência artificial, permite criar alterações realistas no rosto das pessoas. 

Para permitir a aparição de Elis Regina em um vídeo lançado em 2023, a Volkswagen optou por utilizar uma atriz dublê para representar a cantora, assumindo o papel de motorista do veículo. Posteriormente, por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial, o rosto de Elis Regina foi adicionado à cena com precisão e realismo.  

Conforme a Volkswagen, o processo de edição envolveu a utilização de redes neurais artificiais, que permitiram mesclar o rosto da dublê com a imagem recriada de Elis Regina. A voz da música incluída no vídeo é a original da cantora. O filme foi concebido pela agência AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, sob a direção de Dulcidio Caldeira. Após a conclusão das filmagens, o vídeo passou por um processo de pós-produção em uma renomada empresa norte-americana especializada, com vasta experiência em projetos realizados em Hollywood.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES