2,51m: Homem mais alto do mundo para de crescer após radiação

Kosen sofre de acromegalia, um transtorno causado normalmente por um tumor na glândula pituitária.

Avalie a matéria:
Homem mais alto do mundo. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sultan Kosen, que com uma altura de 2,51 metros é o homem mais alto do mundo, deixou de crescer após se submeter a um tratamento, informou nesta segunda-feira (12) o Centro Médico da Universidade da Virgínia (UVA).

Kosen, cidadão turco e que figura no Guinness Book, o livro dos recordes, como o homem mais alto do mundo, visitou pela primeira vez a universidade em Charlottesville, Virgínia, em maio de 2010 para iniciar o tratamento coordenado pelo endocrinologista Mary Lee Vance.

Kosen sofre de acromegalia, um transtorno causado normalmente por um tumor na glândula pituitária que exacerba a produção do hormônio do crescimento e pode levar ao gigantismo se acontecer antes da puberdade.

A condição pode causar uma série de problemas de saúde. "Seu esqueleto simplesmente não pode sustentá-lo", explicou Vance, que apresentou a Kosen um tratamento com um novo remédio que poderia controlar a produção do hormônio do crescimento.

Já que o tumor na glândula de Kosen tinha se propagado a áreas de seu cérebro nas quais não podia realizar uma cirurgia tradicional, o neurocirurgião da UVA Jason Sheehan efetuou uma radiocirugia com raios gama em agosto de 2010.

Este procedimento não invasivo dirige feixes de radiação concentrada guiados por imagem de ressonância magnética a um ponto específico no corpo do paciente, no caso de Kosen, o tumor.

Segundo o relatório da UVA, há três meses os médicos de Kosen na Turquia disseram a Sheehan e Vance que seu paciente havia deixado de crescer.

"O tratamento que proporcionamos na Universidade da Virgínia deteve a produção excessiva do hormônio do crescimento e parou o crescimento do tumor", afirmou Sheehan, que junto com seu colega afirma que o tratamento pode ter salvo a vida do paciente.

"O tratamento para alguém que mede mais de dois metros não é diferente do que é proporcionado a alguém que meça 1 metro e 52 centímetros", comentou Vance. "O importante é deter a produção excessiva do hormônio do crescimento".

Sheehan acrescentou que se Kosen tivesse continuado a crescer "sua vida estaria em perigo".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES