3ª maior cidade da Austrália começa a reconstrução

Tempestades causaram 19 mortes e deixaram ao menos 55 desaparecidos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nível do rio Brisbane começou a baixar nesta sexta-feira (14), e os moradores da cidade de Brisbane, capital do estado de Queensland, começavam a contar os prejuízos e a consertar os estrados.

Com a água na marca dos 2,5 metros, depois de ter atingido 4,5 metros. os primeiros trabalhos de limpeza começaram na manhã desta sexta.

Com a melhora da situação, alguns moradores puderam voltar a suas casas e lojas para ter noção dos estragos causados pelo lodaçal, que afetou mais de 26 mil imóveis na terceira maior cidade da Austrália.

Outros moradores, no entanto, terão que esperar semanas e até meses para voltarem a suas casas.

As equipes de limpeza municipais tiveram a ajuda de dezenas de equipes de voluntários organizadas por grupos de moradores e pelo Facebook.

Cerca de 65 mil casas e estabelecimentos comerciais seguem sem eletricidade e água potável, e seus moradores viajam para outros bairros para recarregar as baterias e encher garrafões de água.

Durante os primeiros trabalhos de limpeza, as equipes destacaram o mau cheiro, já que muita comida estragou e se misturou à água e ao lodo.

O prefeito de Brisbane, Campbell Newman, disse que a prioridade no momento é reabrir as ruas da cidade, enquanto a primeira-ministra do país, Julia Gillard, destacou mais 1.200 soldados para a zona do desastre.

Gillard assegurou que as tropas não deixarão faltar comida e outros artigos básicos nos bairros de difícil acesso.

Engenheiros do Exército supervisionarão consertos urgentes em infraestruturas essenciais como estradas e pontes para recuperar a mobilidade o mais rápido possível.

Enquanto isso, as equipes de resgate - auxiliadas por militares e voluntários - continuam buscando 55 desaparecidos no vale do Rio Lockyer.

As enchentes já fizeram pelo menos 19 mortos durante esta semana e 26 desde as primeiras chuvas, em novembro, além de 2,5 milhões de afetados na região oriental da Austrália.

Impacto

Especialistas acreditam que o impacto na economia australiana será superior ao deixado em 2005 pelo furacão Katrina nos Estados Unidos.

Uma área equivalente à da África do Sul foi oficialmente declarada em situação de calamidade. A temporada de chuvas ainda vai durar mais dois meses, e as autoridades alertam que as represas locais precisariam de pelo menos mais sete dias para baixar a níveis seguros.

O dilúvio foi atribuído ao fenômeno climático La Niña, que acontece nas águas do Pacífico. O ano passado foi o terceiro mais chuvoso já registrado na Austrália, e os meteorologistas preveem uma temporada de ciclones mais intensa do que a média.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES