Adolescente chega ao polo sul após enfrentar temperaturas de até -50ºC

O britânico Lewis Clarke espera ter quebrado o recorde de pessoa mais jovem a ter completado a jornada

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um britânico de 16 anos estabeleceu um novo recorde ao se tornar a pessoa mais jovem a caminhar até o polo sul. Durante 48 dias, Lewis Clarke enfrentou temperaturas de -50ºC e ventos de até 193 km/h.

Ele chegou à Estação Polo Sul Amundsen-Scott às 18h GMT de sábado, dia 18 de janeiro, depois de completar a árdua caminhada de 1.200 km a partir da costa da Antártida.

Ele agora vai apresentar provas ao Guinness World Records para que sua jornada seja verificada.

O jovem espera ter quebrado o recorde da canadense Sarah McNair Landry, que em 2005, com 18 anos, fez a mesma caminhada.

Em sua chegada, ele disse: "Estou muito feliz, mas principalmente aliviado que, pela primeira vez em 48 dias eu não tenho que me levantar amanhã e arrastar o meu trenó por nove horas na neve e enfrentar o vento gelado".

"Hoje foi muito difícil, quanto mais perto eu chegava do Polo mais lentamente eu andava, minhas pernas já não aguentavam mais."

"Mas agora eu estou aqui, já comi uma massa à bolonhesa, e estou sentado em uma tenda aquecida."

A jornada

No início do dia, quando seu filho ainda estava a cerca de 10 km do polo, o pai de Lewis, Seteven, disse que o tempo no sábado era o "pior até então".

O desafio começou no dia 2 de dezembro de 2013, duas semanas após seu aniversário de 16 anos. Sua chegada significa o fim de uma expedição em que Lewis esquiou uma média de 8 horas por dia.

Ele carregou seus suprimentos em um trenó que puxava com a ajuda de Carl Alvey, um experiente guia em expedições polares.

Problemas encontrados ao longo do caminho incluíram bolhas nos pés, tosses causadas por altitudes elevadas, e um esqui quebrado.

Lewis passou a noite no polo, e fará uma excursão à base de pesquisa polar Amundsen-Scott no domingo. Ele, então, pegará um avião de volta para o acampamento base Union Glacier, e estará de volta à Grã-Bretanha no dia 24 de janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES