Na Rússia, EUA teria dado ordens para eliminar Edward Snowden

À emissora, ele defendeu que EUA apurem ordem para “eliminar” Snowden.

Edward Snowden está na Rússia desde junho de 2013, de onde vaza dados sobre espionagem dos EUA | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O advogado russo de Edward Snowden, Anatoli Kucherena, afirmou nesta terça-feira (21) que o ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) teme por sua vida após ter sido ameaçado por líderes norte-americanos.

O defensor, porém, não divulgou a identidade de quem seriam os autores das ameaças.

"As ameaças a sua vida são reais. Existem de verdade", disse Anatoli Kucherena durante entrevista ao canal de televisão russo Vesti.

À TV, ele denunciou ainda o que chamou de "aqueles que insistem em represálias físicas contra Edward Snowden".

Snowden, que trabalhou para a agência de inteligência dos EUA, chegou no final de junho de 2013 à Rússia, onde obteve asilo provisório e vazou para a imprensa milhares de documentos sobre o vasto programa americano de espionagem. A divulgação dos dados e dos documentos desencadeou um escândalo internacional.

Seu advogado parece se referir a um artigo publicado na semana passada pelo site BuzzFeed, intitulado "Espiões americanos desejam a morte de Snowden". De acordo com esse artigo, um funcionário do Pentágono teria dito: "Adoraria colocar uma bala na sua cabeça".

"Acreditamos que o governo dos Estados Unidos deveria levar em conta essas declarações", declarou Kucherena. "Precisamos saber quem é esse funcionário da NSA que tem dado ordens para eliminar Edward Snowden", acrescentou.

Obama anuncia mudanças/b>

Na sexta-feira (17), o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou uma série de reformas nos programas de inteligência dos EUA.

Segundo ele, as agências de inteligência vão interromper a prática de espionar as comunicações de dezenas de líderes internacionais considerados "amigos e aliados" dos EUA.

No entanto, a inteligência americana vai continuar coletando informações sobre as "intenções" de outros governos, e os EUA não vão "pedir desculpas" pelo fato de sua inteligência ser mais eficiente.

Obama criticou também as ações de Snowden, afirmando que "vai levar anos" até o país entender as consequências. Segundo Obama, a divulgação de dados secretos permitiu que os inimigos agora saibam quais são os métodos de monitoramento usados pelo país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES