Afegã mutilada pelo Taleban fará cirurgia de reparação

Afegã mutilada pelo Taleban fará cirurgia de reparação

Afegã que foi mutilada. | Time
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ponto para a revista Time. Não só pela matéria jornalística, mas pelo senso de responsabilidade humanitária.

Na edição de 30 de julho, em matéria de capa, a Time mostrou a afegã de nome Aisha, de 18 anos, sem o nariz e as orelhas.

A foto da jovem mutilada por decisão de um tribal Tribunal Taleban correu o mundo e a página eletrônica da Time bateu recorde de acessos:

http://www.time.com/time/video/player/0,32068,294175100001_2007267,00.html

Na próxima semana, com todas as despesas a correr por conta da revista, a jovem afegã mutilada por uma corte fundamentalista será operada nos Estados Unidos. Ou melhor, passará por uma cirurgia reparatória.

O cirurgião será Peter Grossmam e a operação ocorrerá na Califórnia.

Com a repercussão do caso, a jovem Aisha, caso não tivesse fugido do Afeganistão, experimentaria outras bárbaras reprimendas. Arriscava até a pena de morte.

Conforme contou a repórter Aryn Baker, a jovem Aisha tentou fugir de casa por não mais suportar os abusos e maus tratos perpetrados por seu esposo e pelos seus sogros, tudo com anterior aprovação do chefe local dos talebans..

Aisha, capturada e levada a um Tribunal Taleban tribal foi condenada a uma pena corporal, ou seja, a amputações do nariz e das orelhas: as penas corporais são largamente aplicadas.

Além das fotos da Time e da excelente matéria da repórter Aryn Baker, foram mostradas as dificuldades enfrentadas pelas mulheres diante das permanentes violações aos direitos humanos..

PANO RÁPIDO. Parabéns à revista Time pela ajuda humanitária. A pergunta que fica: com a anunciada retirada das tropas EUA-Nato do Afeganistão, como ficará a situação das mulheres com a volta dos talebans do mulá Omar ao poder? A retomada do poder pelos talebans ocorrerá em muito pouco tempo..



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES