AirAsia não tinha licença para rota voada no dia da queda do avião

AirAsia não tinha licença para rota voada no dia da queda do avião

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


A AirAsia não tinha licença para voar entre Surabaya e Cingapura no último domingo, dia em que caiu no Mar de Java com 162 pessoas a bordo. Segundo foi revelado pela CNN, a companhia aérea teria aprovação para voar apenas quatro dias da semana, o que não incluiria o dia da tragédia. O ministro do transporte da Indonésia anunciou que uma investigação será realizada e que os voos da AirAsia entre as duas cidades serão suspensos.

Além disso, as operações de outras empresas serão checadas para haver certeza se estão cumprindo contratos de licença. O CEO da AirAsia Indonesia, Sunu Widyatmoko, afirmou para um canal de televisão local que a empresa vai cooperar de forma completa com as investigações e que não iria fazer qualquer declaração até não fossem conhecidos todos os resultados.

As investigações irão focar nas operações da companhia e da administradora do aeroporto de Surabaya, o aeroportuário estatal Angkasa Pura 1. O Ministro do Transporte do país, Ignatious Jonan, descreveu a violação da AirAsia como “séria”. “Como eles puderam voar? (...) Teria que ser a gestora do aeroporto ou no lobby de controle de tráfego aéreo”, afirmou.

Ele ainda disse que a investigação deve durar cerca de uma semana. “Não é complicado. Há uma lista do que deve e não deve ter sido feito”. O ministro revelou que as penalizações envolvem a perda do direito da AirAsia de fazer o percurso entre Surabaya e Cingapura, mas que “depende da evidência da investigação”. Voar sem autorização é um fato raro, segundo o especialista em voos Geoff Thomas. “Se não foi autorizado o voo, a companhia poderia receber implicações legais e de segurança”, disse. “Na maioria das jurisdições, é altamente incomum. Uma companhia aérea terá que solicitar um novo voo”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES