Al Qaeda anuncia morte de seu líder no Afeganistão

A circunstância exata de sua morte ainda não foi confirmada

Terrorista | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Al Qaeda anunciou nesta segunda-feira (31) a morte de Mustafa Abu al-Yazid, líder da organização no Afeganistão e considerado o terceiro em sua hierarquia, como informou um site que rastreia grupos terroristas islâmicos.

Segundo o Intelligence Group, vários dos fóruns muçulmanos mais importantes que costumam publicar mensagens de líderes da Al Qaeda deram a informação.

Yazid, um egípcio de 55 anos, era considerado o comandante da Al Qaeda no Afeganistão, onde os talibãs realizam constantes atentados contra as tropas internacionais. Sem informar da circunstância da morte, o site investigativo diz também que vários parentes de Yazid, como sua mulher e três de suas filhas, estão mortos. As agências de inteligência dos EUA disse que Yazid teria morrido na explosão de um míssil, no Paquistão.

O egípcio está em vários vídeos na internet, nos quais faz ameaças de todo tipo contra os Estados Unidos e lança chamadas constantes à jihad (guerra santa). Em junho do ano passado, declarou que a Al Qaeda pretendia roubar as armas nucleares do Paquistão e usá-las contra os EUA, em entrevista publicada no site do canal de TV Al Jazira.

Yazid chegou a ser preso por envolvimento no assassinato do presidente egípcio Anwar el-Sadat, em 1981. Pouco depois do atentado contra a opositora Benazir Bhutto, em dezembro de 2007, disse ter matado "um ativo muito valioso dos EUA".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES