Alemanha alerta por perigo de guerra comercial

O ministro da Economia afirmou que depende da China evitar uma disputa comercial

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O maior exportador da Europa, a Alemanha, manteve a pressão para que a China alinhe de forma mais justa sua moeda com as de seus parceiros comerciais. O governo alemão alertou que uma guerra comercial pode resultar da competição entre os países para ajudar seus exportadores por meio do controle de suas moedas.

O ministro da Economia alemão, Rainer Bruederle, afirmou que depende da China evitar uma disputa comercial prejudicial com os Estados Unidos. "Nós precisamos ter cuidado para que a guerra cambial não se transforme em guerra comercial", disse o ministro, em entrevista ao jornal Handelsblatt. "A China carrega muita responsabilidade para garantir que isso não cresça", acrescentou.

Bruederle não quis especificar quais medidas podem ser tomadas para contrabalançar a política da China de manter a taxa de câmbio do yuan baixa, que alguns governos do Ocidente dizem dar às exportações chinesas uma vantagem competitiva injusta. Mas o ministro alertou que tarifas de importação punitivas, que os legisladores dos EUA estão considerando, "apenas levariam à retaliação".

Há anos a Europa vem pedindo que a China tenha um regime cambial mais flexível, porque o fortalecimento do euro torna os produtos europeus mais caros no mercado global. A Alemanha é particularmente vulnerável a qualquer possível guerra cambial ou comercial, por conta de seu forte setor exportador.

Bruederle está na China e vai representar a Alemanha na reunião do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) na semana que vem, na Coreia do Sul. As reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, no último fim de semana, tornaram-se um fórum de queixas sobre a depreciação cambial competitiva e terminaram sem consenso sobre como agir contra isso. As informações são da Dow Jones.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES