Anel de Bento 16 será destruído e nome de cardeal brasileiro ganha força para ser futuro papa

Futuro papa: Nome de cardeal brasileiro ganha força, diz jornal

O anel, todo em ouro, tem o nome do Papa e a figura, em alto relevo, do apóstolo Pedro pescando sobre uma barca | EFE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além dos italianos Angelo Scola e Gianfranco Ravasi e do canadense Marc Ouelle, o nome do brasileiro dom Odilo Scherer começa a ganhar força nos bastidores do Vaticano, de acordo com o jornal ?La Stampa?.

Um dos grandes trunfos do arcebispo de São Paulo, segundo a publicação, seria a idade: dom Odilo tem 63 anos. Um dos grupos que o apoiariam seria o dos americanos, que destacam a necessidade de o pontificado sair da Europa para que a Igreja tenha sua força renovada.

Em meio aos preparativos para a escolha do novo Papa, o Vaticano admitiu ter grampeado telefones e e-mails de funcionários durante as investigações do caso ?Vatileaks?, o vazamento de documentos da Igreja que revelaram escândalos.

Anel destruído

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, confirmou ontem que o Anel do Pescador ? colocado no dedo anular direito do cardeal que é coroado Papa ? já foi entregue pelo Papa Emérito Bento 16 ao camerlengo Tarcísio Bertone para que seja destruído na presença do Colégio dos Cardeais.

O anel, todo em ouro, tem o nome do Papa e a figura, em alto relevo, do apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Amanhã, acontecerão as primeiras reuniões de cardeais preparatórias para o conclave, que escolherá o novo Pontífice.

Segundo Lombardi, os selos utilizados por Bento 16 também foram anulados. O nome do Papa Emérito também deixará de ser mencionado durante as missas da Igreja Católica em todo o mundo durante o período da Sé Vacante. A figura do Pontífice só voltará a ser mencionada nas liturgias após a escolha do sucessor.

O porta-voz do Vaticano disse ainda que os cardeais que participarão do conclave ainda estão chegando a Roma. Dos 207 que compõem o Colégio Cardinalício, 150 já estavam na cidade até ontem. No entanto, apenas 115 cardeais terão direito a voto, por terem menos de 80 anos.

Segundo Lombardi, ainda não há definição sobre quantos dos 115 cardeais eleitores estarão presentes na votação. Ele disse que 75 cardeais vivem em Roma, mas os outros vivem fora da Itália.

A primeira reunião dos cardeais será amanhã, às 9h30. Uma das primeiras decisões deverá ser quanto à data de início do conclave, estimada para o próximo dia 11, já que esta semana será dedicada a discussões prévias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES