“Apagão” dos EUA pode levar a crise pior do que a Grande Recessão

Departamento do Tesouro dos EUA afirma que economia pode mergulhar em crise pior do que Grande Recessão se Congresso não elevar endividamento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A diretora-gerente do Fundo, Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira que a solução para o impasse é uma "missão crítica". Ecoando Barack Obama, ela afirmou que a questão da elevação do teto da dívida pode levar a mais problemas que o fechamento atual, de acordo com a BBC.

O Departamento do Tesouro dos EUA também emitiu alerta afirmando que a economia poderia mergulhar em uma crise pior do que a Grande Recessão se o Congresso não elevar o limite de endividamento federal e os níveis de obrigações de endividamento do país.

O relatório do Tesouro diz que um default poderia congelar o mercado de crédito do país, derrubar o valor do dólar e disparar as taxas de juros dos Estados Unidos.

Funcionários do Tesouro esperam que ao informarem potenciais consequências sejam capazes de exercer pressão sobre o Congresso. O secretário do Tesouro Jacob Lew disse que vai tentar usar medidas extraordinárias para evitar ultrapassar o teto da dívida até 17 de outubro. Depois disso, o governo terá cerca de US $ 30 bilhões em dinheiro na mão.

A Casa Branca informou que não acredita que a Constituição dos Estados Unidos dê ao presidente uma válvula de escape para evitar um calote da dívida norte-americana se o Congresso não elevar o limite da dívida antes de ele seja alcançando em duas semanas.

- Esse governo não acredita que a 14ª Emenda dê ao presidente poder para ignorar o teto da dívida - disse o porta-voz da Casa Branca Jay Carney em um briefing.- Mais do que isso, mesmo que o presidente pudesse ignorar o teto da dívida, o fato de que há uma significativa controvérsia sobre a autoridade do presidente para agir unilateralmente significa que não seria uma alternativa de credibilidade à elevação do teto da dívida pelo Congresso - acrescentou.

Departamento do Tesouro dos EUA afirma que economia pode mergulhar numa crise pior do que a Grande Recessão se o Congresso não elevar o limite de endividamento federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES