Após bomba ser desativada, Rainha Elizabeth 2ª visita Irlanda

O Exército irlandês desativou uma bomba de fabricação caseira nas redondezas de Dublin, horas antes da chegada da rainha para a visita histórica.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A rainha Elizabeth 2ª chegou nesta terça-feira à Irlanda para a primeira visita de um monarca britânico desde a independência irlandesa em 1921. A viagem conta com um amplo aparato de segurança após ameaças de ataques de dissidentes.

O Exército irlandês desativou uma bomba de fabricação caseira nas redondezas de Dublin, horas antes da chegada da rainha para a visita histórica. Segundo informou um porta-voz militar, o explosivo estava no compartimento de bagagem de um ônibus na localidade de Maynooth, no condado de Kildare. A equipe antibombas do Exército produziu uma explosão controlada.

Grupos dissidentes do inativo Exército Republicano Irlandês (IRA) se opõem à viagem. A polícia britânica informou ontem que membros do IRA ameaçaram instalar uma bomba no centro de Londres.

Apesar do incidente, o Escritório britânico de Relações Exteriores informou que a visita da rainha acontecerá como planejado.

Durante a visita, Elizabeth 2ª percorrerá alguns dos locais simbólicos do nacionalismo irlandês e do conflito entre os dois países durante séculos.

A rainha e seu marido, o duque de Edimburgo, chegaram ao aeroporto militar de Baldonnel, perto de Dublin, onde foram recebidos por comandantes do Exército irlandês. De lá, ambos partiriam para a casa da presidente irlandesa, Mary McAleese, para receber as boas-vindas oficiais.

No mesmo local, será realizado o plantio de uma árvore que simboliza o começo de uma "nova era de entendimento", afirmou nesta segunda-feira o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, ao ressaltar a importância da visita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES